Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Conservação e Restauro II

Código

10106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Conceição Lopes Casanova

Horas semanais

8

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1. Principais conceitos

1.1 Definição do conceito de Património e dos conceitos de Preservação, Conservação e Restauro.

1.2.  Noções de autenticidade e significado cultural.

1.3. Ética profissional e limites da intervenção restauradora: conceito de reversibilidade e retratibilidade.

2.Evolução e filosofias da conservação 

2.1 A história do restauro e as origens da conservação como ciência.

2.2 Principais teorias do restauro: de John Ruskin a Cesari Brandi.

2.3.Novos paradigmas: de Salvador Muñoz Viñas a Frank Hassard.

3. Formação e estatuto do profissional

3.1 O papel das organizações internacionais na formação e estatuto profissional do conservadore-restaurador.

3.2 Principais documentos normativos para a Profissão.

3.3 Relação do conservador/restaurador com outras profissões: a equipa interdisciplinar.

Bibliografia

Boito, C., I nostri vecchi monumenti. Conservare o restaurare? Nueva antologia, nº87, 1886.

Brandi, C., Teoria del restauro. Roma: Ed. di Storia e Letteratura, 1963.

Giovannoni, G., Restauro dei monumenti. Roma, 1946.

Hassard, F., “Towards a New Vision of Restoration ....”Journal of Institute of Conservation 32, no. 2 (Sept. 2009): 149-150.

Muñoz-Viñas, S., Contemporary Theory of Conservation. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.

Riegl, A. Le culte moderne des monuments... . Paris: Éditions du Seuil, 1984.

Ruskin, J. “Lamp of Memory.” Chap. 6 in Seven Lamps... British Authors 3951. Leipzig: B. T., 1907.

Viollet-le-Duc, E-E. “Restoration.” In The Foundations ... Dictionnaire Raisonné, translated by Kenneth D. W., 193-228. NY: George Braziller, 1990.

Método de avaliação

Os alunos desenvolverão trabalho de grupo durante as aulas práticas que resultará numa apresentação oral e relatório com a cotação de 35%; e realizarão um teste individual com a cotação de 65%, resultando a nota final da combinação destas duas avaliações parcelares.

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