
Microbiologia C
Código
10359
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves
Horas semanais
3
Total de horas
30
Língua de ensino
Português
Objectivos
Apreciar a diversidade microbiana e as relações entre os principais grupos de microrganismos numa perspectiva evolutiva, bem como a diversidade metabólica e estrutural.
Executar e compreender as técnicas laboratoriais básicas de microbiologia. Observação (microscopia óptica), cultura e isolamento de microrganismos.
Pré-requisitos
Princípios básicos da bioquímica e biologia molecular.
Conteúdo
Aulas Teóricas
1.Caracteristicas e funções comuns a todas as células. Os três domínios da Vida: Bacteria, Archaea e Eukarya. . A árvore da Vida. Os pilares do desenvolvimento da Microbiologia: aperfeiçoamento da microscopia e das técnicas de cultura em meio sólido .
2. Estrutura celular dos procariontes. Membrana plasmática: composição, estrutura e diferenças entre bactérias e arquebactérias. Estrutura e composição da parede em bactérias Gram- positivas e Gram-negativas e em arquebactérias. Alguns exemplos de inclusões celulares. Flagelos e mobilidade. Quimiotaxis
3.Estrutura da célula eucarionte: principais organelos. Origem endossimbiótica das mitocondrias e dos cloroplastos.
4.Curva de crescimento microbiano. Principais factores que afectam o crescimento microbiano: temperatura, pH e presença/ausência de oxigénio. Adaptações ao crescimento a temperaturas elevadas. Efeitos tóxicos do oxigénio. Modos de cultivo de Microrganismos. Introdução ao quimiostato.
5.Diversidade do metabolismo energético microbiano: aspectos gerais. Organoquimiotrofismo, Litoquimiotrofismo e Fototrofismo. Respirações aeróbias e anaeróbias: alguns exemplos. Fermentações.
6. Fotossíntese anoxigénica e Fotossíntese oxigénica. Semelhanças, diferenças e distribuição filogenética. Autotrofismo: diferentes vias utilizadas pelos microrganismos. Fixação de azoto: o exemplo dos heterocistos das cianobactérias. Ciclos do carbono, do azoto e do enxofre: reacções mais importantes mediadas por microrganismos.
7.Visão geral da diversidade no domínio Bacteria. Principais grupos filogenéticos: características principais das proteobactérias, bactérias gram-positivas e cianobactérias. Visão geral da diversidade no domínio Archaea: caracteísticas principais dos microrganismos incluídos nos filos Euryarchaeota e Crenarchaeota.
8. Diversidade e relações filogenéticas entre os grupos de organismos eucariontes. Endossimbioses primárias e secundárias.
Aulas Práticas
Cultura, quantificação, observação microscópica e isolamento de microrganismos.
Bibliografia
- M.T. Madigan et al., “Brock Biology of Microorganisms”, 12th ed., Pearson , 2009 (ou outras edições do mesmo livro)
Método de ensino
As aulas teóricas consistirão na explicação/discussão das matérias com suporte de apresentações de power point.
Nas aulas práticas os alunos terão oportunidade de praticar as técnicas básicas do laboratório de Microbiologia - cultura e quantificação de microrganismos, microscopia e isolamento de microrganismos.
Método de avaliação
1. Serão realizados ao longo do semestre dois momentos de avaliação escrita. Em cada um desses momentos realizar-se-á um teste teórico e um teste prático, ambos classificados de 1 a 20 de forma independente. Assim, no final do semestre cada alunos terá duas classificações relativas a testes práticos e duas classificações relativas a testes teóricos.
2. Para aprovação na UC será necessário obter uma nota final igual ou superior a 9,5, calculada da seguinte forma:
Nota Final=0,5xMT+0,35xMP+0,15xPL
MT- Média dos testes teóricos; a média dos testes teóricos tem obrigatoriamente que ser superior ou igual a 9,5 para obtenção de aprovação na UC.
MP-Média dos testes práticos; não existe nota mínima para obtenção de aprovação relativamente à media dos testes práticos. No entanto, os componentes da nota final relativos aos testes práticos e teóricos têm que somar pelo menos 8,1 para obtenção de aprovação na UC (ou seja 0,5xMT+0,35xMP >=8,1)
PL-Prática de Laboratório; nota atribuída pelo docente de acordo com a prestação do aluno durante as aulas práticas; a nota deste componente tem que ser superior ou igual a 10 para obtenção de aprovação na UC.
OS ALUNOS NÃO PODEM TER CONSIGO DURANTE OS TESTES QUAISQUER APARELHOS, TAIS COMO TELEMÓVEIS, CALCULADORAS OU OUTROS.
O exame de recurso incide sobre toda a componente teórico-prática.
3. Frequência - Para obter frequência o aluno terá que frequentar as aulas práticas de laboratório (nº máx. faltas: 2).
4. Melhoria de classificações - A realização de melhoria segue as Normas Gerais de Avaliação da FCT/UNL. Não é possível melhorar a componente laboratorial.