Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pontes

Código

10460

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Professor responsável

António Lopes Batista

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Transmitir os conceitos fundamentais relativos à conceção, projeto, construção e manutenção de pontes e viadutos.

Pré-requisitos

Frequência a Resistência de Materiais I e II, Estruturas de Betão Armado I e Betão Armado II.

 

Conteúdo

1. Generalidades sobre pontes e viadutos, elementos constituintes e resenha histórica da sua construção

2. Projetos: fases de elaboração, peças constituintes, condicionamentos, ações e revisões de segurança estrutural

3. Conceção geral: dados para implantação, perfis transversais dos tabuleiros, critérios de conceção estrutural e métodos construtivos

4. Conceção e métodos de análise dos tabuleiros: tipos de tabuleiros e análise nas direções transversal e longitudinal

5. Conceção e análise dos elementos de suporte: pilares e montantes, estabilidade de pilares, ligações elásticas da superestrutura, aparelhos de apoio e de travamento, encontros, muros de suporte e fundações

6. Detalhes de acabamento das obras pedonais, rodoviárias e ferroviárias

Bibliografia

Construções de concreto (Vol. 6). Princípios básicos da construção de pontes de concreto. F. Leonhardt, Ed. Interciência, Rio de Janeiro, 1982

Processos construtivos de pontes de betão de médio vão. Cristina Machado, Tese de mestrado no IST, 1993

 

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas.

Visitas de estudo a pontes em construção.

 

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos será realizada através de um exame teórico final individual (40%), de um conjunto de 5 trabalhos práticos a realizar em grupo no decurso do semestre (20%) e de um trabalho de grupo final (40%). Os grupos serão constituídos por 3 ou 4 alunos.

O trabalho final será iniciado nas últimas três aulas e respeitará ao projecto de um viaduto corrente, o qual será desenvol­vido durante a época de exames, com um detalhe ao nível de um estudo prévio (as peças escritas serão uma memória descritiva e justificativa, e um processo de cálculo onde constem a modelação e a análise estrutural, bem como as principais verificações de segurança; as peças desenhadas deverão incluir um dimensionamento geral da obra, o dimen­sionamen­to dos encontros, pilares e tabuleiro, e as armaduras passivas e activas do tabuleiro e das secções con­dicionantes dos elementos de suporte).

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