Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fisiopatologia

Código

10532

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

José Miguel de Araújo Martins, Nuno Manuel Barreiros Neuparth

Horas semanais

4

Total de horas

52

Língua de ensino

Português

Objectivos

CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional.

APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde.

COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter completado com aproveitamento a Unidade Curricular de Fisiologia

Conteúdo

Aulas teóricas:

 

6 de março – Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth

13 de março – Alterações fisiopatológicas da circulação coronária – Hélder Dores

20 de março – Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Hélder Dores

27 de março – Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Hélder Dores

3 de abril – Métodos de avaliação funcional cardíaca – Hélder Dores

10 de abril – Alterações da mecânica ventilatória – Pedro Carreiro Martins

17 de abril – Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth

24 de abril – Fisiopatologia das alterações das trocas gasosas – Nuno Neuparth

8 de maio – Métodos de avaliação funcional respiratória – Nuno Neuparth

15 de maio – Fisiopatologia das alterações da motilidade gastro-intestinal – Luís Abreu Novais

22 de maio – Doença do refluxo gastro-esofágico – Luís Abreu Novais

29 de maio – Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert

5 de junho – Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert

 

 

 

 

Curso prático:

 

Apresentação - semana de 12 a 16 de março (todas as turmas práticas).

 

Caso 1

Turmas práticas 1 e 2 - 20 de março, 27 de Março, 10 de Abril e 24 de Abril;

Turma prática 4  - 22 de março a 19 de abril;

Turma prática 3 e 5 - 23 de março a 20 de abril.

 

Visitas aos laboratórios

As unidades que será possível visitar são:

 

Laboratório de Fisiopatologia Respiratória e Gastro-Intestinal

 

Provas funcionais respiratórias; biomarcadores de via aérea; técnicas funcionais de Gastroenterologia; técnicas de endoscopia e imagem em Gastroenterologia.

 

Os alunos devem apresentar-se no piso 0 do edifício amarelo do CEDOC junto do segurança na seguinte morada: Rua do Instituto Bacteriológico, n.ºs 5, 5-A e 5-B (próximo do Campo dos Mártires da Pátria).

 

Laboratório de Hemodinâmica

 

Hemodinâmica; arritmologia; tomografia computoriada; ressonância magnética.

 

Os alunos devem apresentar-se às  junto do secretariado da Unidade de Hemodinâmica do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (Avenida Prof. Reinaldo dos Santos 2790-134 Carnaxide).

 

Centro de alto rendimento do Jamor

 

Avaliação Cardiorrespiratória, Avaliação dos Componentes da Força, e métodos de monitorização em altitude simulada.

 

Os alunos devem apresentar-se junto do secretariado da Unidade de Medicina Desportiva do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Av. Pierre de Coubertin, Cruz Quebrada - Oeiras).

 

 

A distribuição dos alunos por visitas será feita por inscrição em slots com número mínimo e máximo de alunos, através de meio electrónico e em articulação com o delegado do curso.

Datas propostas para as visitas aos laboratórios:

 

3 de Abril - manhã;

4 de Abril - tarde;

17 de abril - manhã;

2 de maio - tarde.

  

Discussão dos relatórios das visitas aos laboratórios

16 de maio:

Laboratório de Fisiopatologia Respiratória e Digestiva - Dr José Araújo Martins - 16:30h

Centro de Alto Rendimento do Jamor - Dra Diana Ferreira - 14:30h

Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Santa Cruz - Dr Manuel Almeida - 14:00h

 

Sala a confirmar

 

Caso 2

Turmas práticas 1 e 2 - 8 a 29 de maio;

Turma prática 4  - 3 a 24 de maio;

Turma prática 3 - 4 a 25 de maio;

Turma prática 5 - 11 de Maio a 1 de Junho.

 

Avaliações

Teste 1 - 26 de abril, 18:00h

Teste 2 - 14 de junho, 18:00h

Recurso - 26 de Junho, 9:00h

Bibliografia

“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008

Método de ensino

Curso teórico

Treze Sessões teóricas interativas com os alunos.

 

Curso prático

Os alunos serão distribuídos por 5 turmas práticas com até 15 alunos, no máximo.

 

O curso prático implicará a discussão de 2 casos clínicos em 4 sessões cada (8 aulas de aprendizagem por problemas) e uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica.

 

Cada aula prática terá a duração de 2 horas.

Os docentes responsáveis e os locais e horas de aula de cada turma serão:

 

Turma 1 - Dr Manuel Almeida (9h)

Turma 2 - Profª Cláudia Quaresma (11h)

Turma 3 - Dr José Araújo Martins (16:30h)

Turma 4 - Dr António Mesquita (8:30h)

Turma 5 - Dra Diana Ferreira (11h)

 

 

Visitas a laboratórios de avaliação funcional médica

 

As unidades que será possível visitar são:

 

Laboratório de Fisiopatologia Respiratória e Gastro-Intestinal

Os alunos devem apresentar-se no piso 0 do edifício amarelo do CEDOC junto do segurança na seguinte morada: Rua do Instituto Bacteriológico, n.ºs 5, 5-A e 5-B (próximo do Campo dos Mártires da Pátria).

 

Laboratório de Hemodinâmica

Os alunos devem apresentar-se junto do secretariado da Unidade de Hemodinâmica do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (Avenida Prof. Reinaldo dos Santos 2790-134 Carnaxide).

 

Centro de alto rendimento do Jamor

Os alunos devem apresentar-se junto do secretariado da Unidade de Medicina Desportiva do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Av. Pierre de Coubertin, Cruz Quebrada - Oeiras).

 

A distribuição dos alunos por visitas será feita por inscrição em slots com número mínimo e máximo de alunos, através de meio electrónico e em articulação com o delegado do curso.

Método de avaliação

Para aprovação na cadeira os alunos têm de obter um mínimo de 10 valores na avaliação final e um mínimo de 10 valores em cada componente (teórica e prática) da avaliação final.

 

A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.

 

A nota final será dada em valores, arredondada às unidades (14,499 = 14 valores; 14,500 = 15 valores).

 

A avaliação teórica será obtida a partir de dois testes teóricos. Cada teste será feito com recurso a questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. Os testes serão realizados por todos os alunos simultaneamente em horário a determinar pela coordenação do curso e Conselho Pedagógico.

 

O conteúdo do primeiro teste teórico incidirá sobre os temas das primeiras 7 aulas teóricas.

O conteúdo do segundo teste teórico incidirá sobre os temas das últimas 6 aulas teóricas.

 

A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua) resultante da participação nas aulas práticas e um relatório de visita a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; relatório de visita a laboratório - 15% (num total de 50% da avaliação final).

 

Condições para obtenção de frequência:

Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos:

- Presença em 2/3 das aulas práticas;

- Avaliação positiva (10 valores) na componente prática (avaliação contínua + relatório de visita a laboratório).

 

As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.

 

Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados, na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem, na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes e ainda nas capacidades de comunicação das ideias e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica.

 

Relatório de visita a laboratório - No curso prático está previsto realizar uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica. Desta visita, cada aluno terá de elaborar um relatório em modelo pré-definido (que será disponibilizado no CLIP) no qual discutirão, conforme pedido, os seguintes aspectos discutidos durante as visitas:

1) Descrição do laboratório e do fim a que se destina;

2) lista dos exames que tem capacidade para realizar e breve descrição de cada um deles (pode ser entregue como anexo, não sendo contabilizado para o limite de páginas);

3) Necessidades de desenvolvimento tecnológico que decorrem da experiência do laboratório.

 

Durante o semestre está prevista uma aula para discussão dos relatórios das visitas que  será efectuada num calendário próprio para esse fim, cujo objectivo é o de permitir aos alunos receber informação relativa ao relatório que entregaram previamente, nomeadamente quanto aos aspectos que podem ser melhorados. Se o aluno quiser, poderá entregar uma segunda versão do relatório após a discussão e então a nota dessa segunda versão será utilizada para atribuição da nota prática.

 

O relatório é classificado na escala de zero a vinte valores. As informações relativas ao prazo e ao local de entrega do relatório de visita a laboratório serão transmitidos aos alunos durante o decorrer do curso prático.

 

 

Avaliação de recurso - De acordo com o regulamento da avaliação da FCT-UNL está prevista a possibilidade de realizar um exame em época de recurso. A este exame poderão ser admitidos os alunos que, tendo obtido frequência, reprovaram nos testes teóricos ou os alunos que pretendam realizar melhoria de nota. O exame será realizado após a conclusão do curso prático e agendado pelo Conselho Pedagógico. O seu conteúdo incidirá sobre os temas do curso teórico e do curso prático e consistirá num exame de escolha múltipla com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam.

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