Faculdade de Ciências e Tecnologia

Segurança Industrial e Gestão do Risco

Código

10618

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes, Maria Celeste Rodrigues Jacinto

Horas semanais

3

Total de horas

46

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar modelos e técnicas de gestão da segurança e de gestão do risco. Unidade curricular orientada para metodologias de avaliação e gestão do risco em instalações industriais e/ou actividades de trabalho e para a concepção da prevenção e reforço da segurança numa perspectiva socio-económica. Cobre as áreas da segurança ocupacional (associada ao trabalhador) e segurança operacional (associada à actividade económica e ao processo).

Pré-requisitos

Não há precedência obrigatória, mas é conveniente que os alunos já tenham feito a disciplina de SHO (Segurança e Higiene Ocupacionais), porque há continuidade ndos conteúdos.

Conteúdo

1. Segurança Industrial vs  Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST), ou riscos “operacionais” vs riscos “ocupacionais”. Normas ISO 31000 e ISO/FDIS 31010, Definições.

2. Auditorias de Segurança. Indicadores de monitorização e de desempenho na gestão da segurança.

3. Prevenção de Acidentes Graves. Enquadramento legal. Directivas SEVESO e ATEX. Transporte de marcadorias perigosas.

4. Estatística e Fiabilidade. Álgebra Boleana e Teoria das Probabilidades. Fiabilidade e Falha. Diagramas de Blocos. Elementos de fiabilidade humana (HRA).

5. Análise e Avaliação de Risco.

5A) Avaliação qualitativa (Desvios, Energias, JSA, FMEA e FMECA, HAZOP, SFA); Graduação do risco e Níveis de risco. Matriz de Risco. Hierarquia das medidas de controlo de risco.

5B) Avaliação quantitativa /probabilística (FTA, Árvores Acontecimentos, Bow-Tie). Combinação de técnicas de análise e avaliação do risco. 

6. Medidas Gerais de Prevenção e Protecção. Barreiras de Segurança. princípio ALARP na gestão do risco. Custo-benefício.

7. Análise de Acidentes e feedback na na aprendizagem organizacional da segurança. Métodos de investigação e análise de acidentes.

Bibliografia

- International Standards: BS 8800(2004), OHSAS 18001(2007), ILO-OSH(2001), BS 5760-2(1994); ISO 31000(2009); ISO/IEC 31010(2009).

- Kirwan, Barry 1994. A Guide to Practical Human Reliability Assessment. Taylor & Francis. Lon

- Kumamoto,H. & Henley, E.J.1996. Probabilistic Risk Assessment and Management for Engineers and Scientists, 2nd Edition, IEEE Press,NY.

- Harms-Ringdahl, L. 2001. Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety, 2nd Edition.Taylor & Francis,London.

- Harms-Ringdahl, L. 2013. Guide to safety analysis for accident prevention. IRS Riskhantering AB, Stockholm, Sweden

- Kjellén, U. 2000. Prevention of accidents through experience feedback, Taylor & Francis.

- Hollnagel, E. 2004. Barriers and Accident Prevention, Ashgate Publishing Ltd,Aldershot,UK

- Rausand, Marvin 2011. Risk Assessment: theory, methods and applications. Wiley. ISBN: 978-0-470-63764-7.

- Aven, T. 2003. Foundations of Risk Analysis. Wiley.

Método de ensino

Métodos de Ensino  

Aulas de 3h, regime teórico-práticas. Exposição de conceitos, acompanhado de aplicação a casos de estudo concretos e discussão das medidas de controlo aplicáveis.

 

Método de avaliação

Avaliação continuada, constituída pelos seguintes 4 elementos:  

2 TESTES individuais (50% classificação final)  

2 TRABALHOS (50% classificação final), dos quais:   

- 1 trabalho (em sala): Pesquisa e síntese de Legislação Comunitária e Nacional, importante no âmbito desta UC. Tema específico por grupo, com discussão individual. Apresentação oral do trabalho e discussão.   

- 1 trabalho grupo (no exterior) ; o trabalho consiste numa análise e avaliação de risco  aplicada a uma actividade económica específica ou sistema real de trabalho. Apresentação em formato "artigo de conferencia" (o template é fornecido pela docente).

Cursos