
Técnicas de Laboratório em Biologia I
Código
10649
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Rosario Mato Labajos
Horas semanais
3
Total de horas
41
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo estruturante da presente unidade curricular consiste na integração do aluno num espaço laboratorial de Biologia Celular e Molecular e a aprendizagem de um conjunto abrangente de metodologias básicas nestas áreas. Deste modo, e de forma a ser complementada com a disciplina de Técnicas de Laboratório em Biologia II (7624), pretende-se preparar os alunos para as práticas laboratoriais específicas associadas a disciplinas mais diferenciadas.
Pré-requisitos
Não há requisitos prévios
Conteúdo
Módulo 1. Apresentação e modo de funcionamento da disciplina. Âmbito da TLB I. Regras de segurança no laboratório. Procedimentos básicos no laboratório: medições de volumesede pesos diversos , regras básicas de centrifugação. Unidades SI. Preparação de soluções simples e compostas: p/v, v/v, molaridade; soluções stock e soluções de trabalho; diluições em série. Determinação do pH; soluções tampão. Noções básicas de espectrofotometria. A lei de Lambert-Beer. Curvas de calibração: aplicação em análise quantitativa. Cálculo de valores desconhecidos de concentração de soluções.
Módulo 2. Introdução às técnicas de cultura de células: microbianas, vegetais e animais. Manipulação asséptica e preparação de meios de cultura. Cultura e isolamento de microrganismos. Teoria e Prática do crescimento microbiano. Parâmetros fisiológicos condicionantes do crescimento celular. Preservação e colecções de culturas. Exemplos de técnica de culturas de células.
Módulo 3. Introdução à microscopia e descrição histórica da evolução deste método. Elementos fundamentais de um microscópio. Introdução à microscopia de fluorescência e de contraste de fase. Comparação das diferentes tecnicas de microscopia.
Módulo 4. Formas de comunicação científica: poster, apresentações orais, relatórios e artigos. Procura de resultados científicos e bibliografia.
Bibliografia
Livros de leitura aconselhada:
Becker, W.M. et al. (2005). The World of the Cell (6th ed.). Benjamin Cummings Publ. Co.
Anderson, C. (1995). Basic Experimental Chemistry. Kendall/Hunt Publ. Co.
Richwood, D. et al. (1997). Cell Biology Essential Techniques. Willey & Sons.
Canas Ferreira W.F. et al. Microbiologia. Volume I.
Outro material:
Artigos, slides das aulas e outros elementos de apoio disponibilizados na página da UC no Moodle.
Método de ensino
Qualquer dos 4 módulos desta UC compreende aulas teórico-práticas (1h/semana) e práticas laboratoriais (2,5h/semana). As aulas teórico-práticas são de natureza expositiva, servindo de preparação e complemento às aulas práticas laboratoriais de cada semana. A aprendizagem é complementada pela resolução de questionários em autonomia. As aulas práticas consistirão de sessões laboratoriais com a realização de trabalhos práticos em grupo. A aprendizagem é complementada pela realização dum relatório em forma de poster que incluirá o trabalho prático realizado no módulo de microscopia.
Método de avaliação
TLB I- 2017-18. Regras Frequência/Avaliação.
1. Regras para a obtenção de Frequência:
Esta disciplina é constituída por 4 módulos. A obtenção de Frequência implica a presença obrigatória em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas e 2/3 das aulas práticas de CADA MÓDULO.
Os trabalhadores estudantes que estejam devidamente identificados no CLIP e que não frequentem as aulas práticas e/ou teórico-práticas deverão realizar uma avaliação específica (a combinar com o docente) de modo a poderem obter a frequência à disciplina. Esta avaliação específica será combinada no começo das aulas da disciplina TLBI e antes do fim do módulo 1.
Falta de pontualidade às aulas teórico-práticas e práticas:
- A chamada dos alunos é realizada 10 min após a hora marcada para o início da aula. Se o aluno não estiver na aula será marcada uma falta de pontualidade. A acumulação de 3 faltas de pontualidade num mesmo módulo será considerada como uma 1 falta efetiva e, deste modo, contabilizada para a obtenção da frequência à disciplina.
- Uma falta só será marcada definitivamente, se o aluno não estiver na aula 30 min após a hora indicada para o início da mesma. O aluno que chegar depois desses 30 min poderá assistir à aula, mas ser-lhe-á marcada uma falta efetiva
As faltas efetivas só poderão ser justificadas mediante a apresentação de um documento devidamente acreditado. (ex. atestado médico) e que terá que ser entregue ao docente até uma semana após o dia da falta.
Atenção: O aluno sem frequência à disciplina não se poderá apresentar a exame de recurso.
2. Regras Avaliação:
2.1. Componente Teórica-Prática/Prática (TP/P, 60% - 12 valores). Os módulos 1, 2 e 3-4 terão uma avaliação própria, a acontecer no final de cada módulo. Esta avaliação consiste na realização de um teste escrito (TP/P), englobando a matéria lecionada nas aulas teórico-prática e práticas do respetivo módulo.
Datas dos testes: Módulo 1- 25 de Outubro, Módulo 2- 22 Novembro, Módulo 3/4 – 19 Dezembro
A nota final desta componente TP/P, que contará 60% para a nota final, será obtida pela média aritmética simples dos 3 testes, calculada até as décimas. Não há repetições dos testes. Caso o aluno falte a um dos testes, este será classificado com nota 0 e será considerado para a média final.
Todos os testes têm igual peso na nota final (TP/P-20% cada teste). Não há nota mínima.
2.2. Componente laboratorial. (CL, 40% - 8 valores).
No fim dos módulos 1 e 2 deverão ser entregues, por grupo, os protocolos preenchidos com as respostas às questões e os exercícios relativas/os a estes módulos fornecidos pelo docente. No total deverão ser entregues 3 protocolos correspondentes ao módulo 1 e 2 protocolos correspondentes ao módulo 2 (cada protocolo entregue terá um peso, no máximo, de um valor para a nota final). Os elementos de avaliação entregues pelos alunos deverão estar identificados com o nome dos alunos, o turno e o grupo, a falta de algum dos dados pedidos será penalizada.
Cada protocolo realizado nos módulos 3 e 4 terá um peso de 0.5 valores para a nota final.
No fim do módulo 4, cada grupo apresentará um poster, cuja avaliação contribuirá para a nota final com um peso de 2 valores.
Exceto em casos excecionais, a nota atribuída em cada sessão prática, será a mesma para todos os elementos do grupo.
2.3. Nota final
A nota final de TLBI será obtida pela média ponderada das várias componentes arredondadas às unidades.
A componente laboratorial (CL-40%) só será somada à componente teórico-prática /prática (TP/P-60%) quando a nota final desta última componente, obtida pela média aritmética simples dos 3 testes, for igual ou superior a 6 valores.
2.4. Condições Para Obter Aprovação
De modo a obter aprovação, um aluno terá de obter uma classificação final-NF (obtida pela média ponderada das componentes laboratorial e teórico-prática/prática) igual ou superior a 9,5 valores.
NF = (TP/P*0,60)+(CL*0,40) >= 9,5 valores
3. Exame de Recurso e Melhoria de Nota
Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teórico-práticas e práticas.
O exame escrito terá uma duração máxima de 1h 30min. Este exame destina-se aos alunos reprovados pela forma de avaliação contínua (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação e para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática/prática do ano letivo corrente e do ano letivo anterior, estes alunos manterão a nota da componente laboratorial.
Alunos anteriores ao ano 2016-2017 que pretendam melhorar a nota realizaram um exame para 20 valores e não será mantida a nota obtida na componente laboratorial.
O exame de melhoria de nota integrará toda a matéria lecionada, tendo em conta o conjunto da matéria e não apenas um dos módulos em particular.
Atenção: Inscrição no CLIP obrigatória.
4. Alunos com frequência anterior e com nota da componente laboratorial
Os alunos com frequência no ano 2015-16/2016-17 e com nota da componente laboratorial, estão dispensados das aulas práticas e manterão a nota da componente laboratorial (CL), mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica-prática e prática (TP/P).
5. Alunos com Frequência anterior ao ano letivo 2015-16 com ou sem nota da componente laboratorial
Os alunos com frequência anterior ao ano 2015-16 e com/sem nota da componente laboratorial (CL) terão que fazer novamente a componente laboratorial para obter a frequência na disciplina.