
Métodos Instrumentais de Análise
Código
10709
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Lodeiro Espino, Hugo Miguel Baptista Carreira dos Santos
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Unidade curricular tem como objectivo proporcionar os fundamentos no domínio da Química-Física de técnicas habitualmente utilizadas em laboratório: espectroscopia, espectrofotometria e electroquímica, mas por vezes apenas na optica do utilizador. Pretende-se assim que o estudante entenda os fenómenos na sua origem capacitando-os de intervir, no futuro, quer a nível do desenvolvimento da técnica quer na interpretação de dados experimentais.
Como objectivos específicos: i) conceito de radiação electromagnética e interacção com matéria; ii) fundamentos de espectroscopia atómica e molecular com enfoque para UV-Vis; IV e Fluorescência; iii) fundamentos de espectrofotometria, camara de grafite, forno, chama, ICP, iv)fundamentos de métodos electroquímicos; v) Espectrometria de Massa; vi) Outras Técnicas de análise, como Microscopia electronica, Raman e Microscopia optica confocal.
Pré-requisitos
É recomendável que o aluno tenha tido aprovação em disciplinas como Introdução à Química-Física, Química Análitica, e conhecimentos básicos de Química Inorgânica e Orgânica.
Conteúdo
I Introdução aos métodos ópticos,
II Espectroscopias moleculares UV-vis Fluorescencia e Fosforescencia
III Espectrometria de AA e EA, Chama, Câmara, ICP, ICP-MS
IV Espectrometria de Masas MALDI TOF MS, ESI-MS etc.
V Espectroscopia IV-FTIR e Raman.
VI Polarimetria
VII Fundamentos de Electroquimica, Potenciometria, Voltametria, Voltametria Ciclica.
VIII Luz e Materiais, Metodos Modernos de Analise baseados em Microscopia: Microscopia de transmisao Electronica, Microscopia de Barrimento e Microscopia Confocal de Fluorescencia.
Bibliografia
Livro recomendado da UC:
Quantitative Chemical Analysis, D. C. Harris, W. H. Freeman; 9th edition (July 15, 2015)
Método de ensino
Aulas teóricas com recurso a projecção através de "data show" de imagens/gráficos/texto facultados posteriormente ao aluno -incluídos nos "Apontamento da disiplina" da autoria da docente responsável, e/ou na bibliografia recomendada, disponível na Biblioteca.
-Aulas teórico-práticas em salas de computadores com apresentação de i)programas de ajuste linear e não linear, ii) ferramenta de folha de cálculo para avaliação de incerteza que afecta um resultado
- Aulas teórico-práticas com resolução de problemas
-Aulas de laboratório com realização de 4 trabalhos práticos
Método de avaliação
Avaliação
A avaliação terá componentes prática e teórica. A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = 0.70 x Nota teórica + 0.20 Nota Prática + 0.10 Practical Individual Case (Writting and Oral evaluation in English) Obrigatorios
Os alunos obterão aprovação à disciplina com nota maior ou igual a 9,5 valores.
Frequência à disciplina
1. Frequência obrigatória as sessões práticas de laboratório e 1 visita ao laboratorio de análisse.
- A pontualidade do aluno, a preparação das aulas práticas, a execução do trabalho experimental, contribuirão para a obtenção da frequência
2. Frequência de 70% das aulas teóricas e 70% das aulas teórico-práticas (apenas para alunos de 1ª inscrição)
3. Será solicitado a realização e exposição em inglês de um trabalho de pesquissa relativo a uma das unidades teóricas a ser realizado em individualmetne. Tema de actualidade social escolhido pelo aluno e aplicado ao menos a 3 metodos de analisis. Trabalho escrito em ingles em formato artigo cientifico, e discussao oral em ingles 5 min.
Nota teórica
Avaliação contínua pela realização de 2 testes (1.5 h cada teste)
- Para aprovação à disciplina a nota teórica tem que ser maior ou igual a 9,5 valores.
Nota prática
Será tido em conta o desenvolvimento do aluno no laboratorio, a preparação das práticas e defesa ante o docente, assim como a realização do trabalho de pesquissa.
- A nota prática obtida nos anos lectivos passados (2013-2014-2015) é válida no corrente ano. Anos anteriores tem de repetir a componente prática
Notas importantes:
- As notas de todos os testes serão arredondadas à décima; as notas teórica e prática entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima.
- Os alunos que tenham obtido frequência em anos anteriores são dispensados das aulas práticas (exceptuando alunos de anos anteriores a 2013).
- Melhoria da classificação final é obtida pela realização de um exame final que integra as duas componentes em avaliação (teórica e prática).
ATENÇÃO:
Em qualquer caso, o regente da disciplina reserva-se o direito de efetuar um exame oral, para aprovação final, a qualquer aluno inscrito à disciplina.
A Participação na aula, saidas ao quadro, realização de exercicios, etc contam como pontos positivos que podem acrescentar a nota final entre 0.5 a 1.5 valores.