
Inferência e Modelação Estatística
Código
10818
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Frederico Almeida Gião Gonçalves Caeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver competências na análise de situações concretas complexas conduzindo ao uso de modelos estatísticos relevantes.
Aprofundamento dos conceitos fundamentais necessários a uma completa exploração dos modelos estatísticos.
Pré-requisitos
Os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares introdutórias de Probabilidades e Estatística.
Conhecimentos do modelo das probabilidades de Kolmogorov.
Conteúdo
1. Revisão de conceitos fundamentais de estimação pontual e estimação intervalar
2. A Família Exponencial de Distribuições
2.1. A Família Exponencial de 1 e de vários parâmetros: conceitos fundamentais e resultados base
2.2. Distribuições na Família Exponencial
2.3. Estimação na Família Exponencial
3. Modelos Lineares Generalizados
3.1. Distribuições do erro como membros da Família Exponencial
3.2. A função de ligação – função de ligação canónica e funções de ligação não-canónicas
3.3. O Modelo Linear como caso particular
3.4. Modelos Logit
3.5. Modelos Log-lineares
3.6. Modelos com efeitos aleatórios e Modelos mistos
4. Modelos Não-Lineares
Bibliografia
- A. Agresti. An Introduction to Categorical Data Analysis. Wiley Series in Probability and Statistics. Wiley, 2007.
- Gibbons,J.D. and Chakraborti, S. (2010). Nonparametric Statistical Inference, Fifth Edition. CRC Press.
- Hogg, R.V., McKean, J.W. and Allen T.C. (2013). Introduction to mathematical statistics (7th ed.). Pearson Education, Inc.
- T. Hothorn and B.S. Everitt. A Handbook of Statistical Analyses Using R. CRC Press, 2006.
- P. McCullagh and J.A. Nelder. Generalized Linear Models, Second Edition. Chapman & Hall/CRC Monographs on Statistics & Applied Probability. Taylor & Francis, 1989.
- P. de Jong and G. Z. Heller. Generalized Models for Insurance Data. Cambridge University Press, 2008.
Método de avaliação
PRESENÇA ÀS AULAS
Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos. Para obter frequência, os alunos sem estatuto especial deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas leccionadas. Só os alunos com frequência, ou dispensados de obter frequência, podem ser avaliados.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Aviso: Qualquer fraude no processo de avaliação implica a reprovação no corrente ano lectivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Directivo para procedimento disciplinar.
A avaliacão contínua será feita por três elementos de avaliação (E1, E2, E3).
O aluno obtém aprovação na Unidade Curricular (UC) se fizer os 3 elementos de avaliação e se a média ponderada dos três elementos de avaliação for superior ou igual a 9,5 valores.
Nota final = 0,15 * E1 + 0,425 * E2 + 0,425 * E3
O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral ficará com classificação final de 17 valores.
AVALIAÇÃO NA ÉPOCA DE RECURSO
A avaliação da época de recurso é feita por exame, sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à UC.
O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores. O aluno obtém aprovação à UC se conseguir nota superior ou igual a 9,5 valores no exame.
O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral ficará com classificação final de 17 valores.
MELHORIA DE NOTA
Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.