Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioética

Código

10828

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas semanais

2

Total de horas

36

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina tem por objectivo:

1. Conduzir os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;

2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;

3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.

Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:

  1. Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
  2. Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;

 E no contexto da aquisição de competências, que consigam:

  1. Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
  2. Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
  3. Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.

Pré-requisitos

n/a.

Conteúdo

1. Introdução à bioética: natureza e história

  • A vida: formas, origem e sentido

2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)

3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)

4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica

  • Código de Nuremberg
  • Declaração de Helsinquia e seguintes
  • Relatório Belmont
  • Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
  • Implementação local das directrizes internacionais – o caso português

5.O debate sobre o principio e o fim da vida humana (interrupção voluntária da gravidez e eutanásia) numa perspectiva interdisciplinar

6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal

7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade

8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que ela pode oferecer para progresso da humanidade?

  • Patentes de genes, determinismo biológico e eugenia

Debates contemporâneos – estudos de caso:

  1. Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
  2. Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
  3. Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
  4. Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
  5. Transplante de órgãos

Bibliografia

• John D. Arras & Elizabeth Fenton (2018), The Routledge Companion to bioethics (Routledge PhilisophyCompanions).

• Allen Buchanan (2017), BetterthanHuman: the promise and perils of biomedical enhancement(philosophy in action), Oxford University Press.

• Padma Mambisan (2017), An Introduction to Ethical, Safety and Intellectual Property Rights Issues in Biotechnology , Academic Press.

• Helga Kruse & Udo Schuklenk, (2015), Bioethics: an anthology, Blackwell Publishing, USA.

• Pedro Galvão (2015), Ética com razões, Fundação Francisco Manuel dos Santos. • Cristina Beckert(2012), Ética. Lisboa: CFUL.

• Donna Dickwenson (2012), All that Matters, McGraw Hill, London.

• Ben Mepham, (2008), Bioethics, an introduction for the biosciences, Oxford University Press, Oxford.

 

Método de ensino

Cada sessão da disciplina tem duas horas teórico-práticas, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, apoiado em materiais didácticos complementares relevantes, nomeadamente iconografia diversa, documentários, filmes, artigos científicos e extractos de obras de referência no dominio da bioética.

 

Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didácticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados.

 

Each session lasts three-hours (theory and practice). The contents of the program are presented by the teacher and supported by slides, scientific and technical texts, and films covering the topics outlined in the syllabus.

Método de avaliação

A disciplina é avaliada pelos seguintes elementos:

1.    Um comentário escrito sobre um dos tópicos do programa, escolhido aleatoriamente 

Peso na nota final: 45%

2.   Um trabalho de grupo apresentado e discutido em sala de aula.

  • Peso na nota final: 30%
  • Um trabalho final sobre o tema de grupo. Peso na nota final: 25%


A disciplina tem frequência mínima e registo de presenças. É condição necessária para que o aluno tenha frequência, o que corresponde a 2/3 das aulas  lecciondas ao longo do semestre. 

O comentário escrito tem como objectivo  a avaliação da compreensão e domínio dos conteúdos do programa da disciplina; o trabalho de grupo, que corresponde a um mini-projecto de investigação (apresentado e discutido oralmente e na forma de trabalho escrito) como resultado da apliacação prática dos conteúdos programáticos da disciplina a uma temática específica escolhida pelo grupo, de entre os temas discutidos na sociedade contemporânea. 

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