Faculdade de Ciências e Tecnologia

Glicobiologia e Doença

Código

12032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Angelina de Sá Palma, Paula Alexandra Quintela Videira

Horas semanais

2

Total de horas

28

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de:

1)    Nomear patologias cujos mecanismos envolvem glicanos.

2)    Associar estrutura e a função biológica dos glicanos em causa e das proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas, anticorpos).

3)    Referir metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos.

4)    Referir métodos de diagnóstico / tecnologias para doenças congénitas da glicosilação (CDG), infeção e cancro.

5)    Listar fármacos baseados em glicanos ou glicoconjugados e desenvolvimento de vacinas, correlacionado com a sua aplicação clínica.

6)    Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento de glicanos e sua relevância em patologias tais como CDG, infeção e cancro.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular

Conteúdo

Glicobiologia e Doença - Ano lectivo 2017/2018

Aulas Teóricas, Teórico-Práticas/e-learning, Práticas

Mês

Dia

Tipo de Aula/Conteúdo

Docente

Setembro

21

Introdução à Unidade Curricular/ Introdução à Glicobiologia.

Paula, Angelina, Filipa

28

Teórica: Introdução à Glicobiologia (parte 2): conceitos básicos da diversidade estrutural de glicanos, implicações fisiológicas e patológicas.

Angelina

Outubro

12

Teórica: Biossíntese de glicanos – N- e O-glicosilação – via de secreção ER-GOLGI e processamento de glicoproteínas.

Angelina

19

Teórica: Reconhecimento de glicanos pelo sistema imunitário e imunomodulação. Inflamação e migração celular.

Paula

26

Teórico-prática: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session

Paula (Moderator  e-learning)

Novembro

2

Teórica: Reconhecimento molecular de glicanos por lectinas e o seu papel no desenvolvimento de doenças (infeção e cancro). Análise estrutural e funcional.

Filipa

9

Prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos: RMN para caraterização estrutural da interação glicano-proteína.

Filipa

16

Teórica-prática: “Mechanisms of cancer associated glycosylation changes- e-learning session)

Paula (Moderator  e-learning)

16

Avaliação

 

23

Teórica-prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos (parte 2): glycan microarrays e espectrometria de massa. Identificação de glicosilação aberrante em células tumorais através de lectinas - microscopia / citometria de fluxo.

Angelina

30

Prática: Glycan microarrays para identificação da especificidade fina para glicanos e descoberta de novos ligandos para lectinas

Angelina

Dezembro

7

Teórica-prática: Doenças congénitas da Glicosilação (CDGs) e terapia humana

Paula

14

Avaliação

 

 


Bibliografia

Essentials of Glycobiology.Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology [Internet]. 3rd edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310274/?report=classic

Introduction to Glycobiology, Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3

 

Artigos científicos selecionados

Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.

Método de ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.

As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais.

O ensino será em língua Portuguesa e Inglesa. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.

Média ponderada de:

1) um teste escrito presencial de conhecimentos adquiridos (ponderação 50 %, nota mínima 9); 2) participação nas praticas e mini-teste ou relatório (ponderação 40%); 3) fórum de discussão (incluindo e-learning) (ponderação 10%).

 

Método de avaliação

Média ponderada de:

1) Dois testes escritos com ponderação de 50 % cada (nota mínima 9);

2) Fórum de discussão (incluindo e-learning) e participação e assiduidade: Nota a atribuir à nota final:

A  Bom sobe 1 valor a nota

B Suficiente sobe 0 valores a nota

C Mau desce 1 valor a nota

Nota: Frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas

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