
Glicobiologia e Doença
Código
12032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Angelina de Sá Palma, Paula Alexandra Quintela Videira
Horas semanais
2
Total de horas
28
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de:
1) Nomear patologias cujos mecanismos envolvem glicanos.
2) Associar estrutura e a função biológica dos glicanos em causa e das proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas, anticorpos).
3) Referir metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos.
4) Referir métodos de diagnóstico / tecnologias para doenças congénitas da glicosilação (CDG), infeção e cancro.
5) Listar fármacos baseados em glicanos ou glicoconjugados e desenvolvimento de vacinas, correlacionado com a sua aplicação clínica.
6) Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento de glicanos e sua relevância em patologias tais como CDG, infeção e cancro.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular
Conteúdo
Glicobiologia e Doença - Ano lectivo 2017/2018
Aulas Teóricas, Teórico-Práticas/e-learning, Práticas
Mês |
Dia |
Tipo de Aula/Conteúdo |
Docente |
Setembro |
21 |
Introdução à Unidade Curricular/ Introdução à Glicobiologia. |
Paula, Angelina, Filipa |
28 |
Teórica: Introdução à Glicobiologia (parte 2): conceitos básicos da diversidade estrutural de glicanos, implicações fisiológicas e patológicas. |
Angelina |
|
Outubro |
12 |
Teórica: Biossíntese de glicanos – N- e O-glicosilação – via de secreção ER-GOLGI e processamento de glicoproteínas. |
Angelina |
19 |
Teórica: Reconhecimento de glicanos pelo sistema imunitário e imunomodulação. Inflamação e migração celular. |
Paula |
|
26 |
Teórico-prática: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session |
Paula (Moderator e-learning) |
|
Novembro |
2 |
Teórica: Reconhecimento molecular de glicanos por lectinas e o seu papel no desenvolvimento de doenças (infeção e cancro). Análise estrutural e funcional. |
Filipa |
9 |
Prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos: RMN para caraterização estrutural da interação glicano-proteína. |
Filipa |
|
16 |
Teórica-prática: “Mechanisms of cancer associated glycosylation changes” - e-learning session) |
Paula (Moderator e-learning) |
|
16 |
Avaliação |
|
|
23 |
Teórica-prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos (parte 2): glycan microarrays e espectrometria de massa. Identificação de glicosilação aberrante em células tumorais através de lectinas - microscopia / citometria de fluxo. |
Angelina |
|
30 |
Prática: Glycan microarrays para identificação da especificidade fina para glicanos e descoberta de novos ligandos para lectinas |
Angelina |
|
Dezembro |
7 |
Teórica-prática: Doenças congénitas da Glicosilação (CDGs) e terapia humana |
Paula |
14 |
Avaliação |
|
Bibliografia
Essentials of Glycobiology.Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology [Internet]. 3rd edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310274/?report=classic
Introduction to Glycobiology, Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3
Artigos científicos selecionados
Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.
Método de ensino
A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.
As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais.
O ensino será em língua Portuguesa e Inglesa. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.
Média ponderada de:
1) um teste escrito presencial de conhecimentos adquiridos (ponderação 50 %, nota mínima 9); 2) participação nas praticas e mini-teste ou relatório (ponderação 40%); 3) fórum de discussão (incluindo e-learning) (ponderação 10%).
Método de avaliação
Média ponderada de:
1) Dois testes escritos com ponderação de 50 % cada (nota mínima 9);
2) Fórum de discussão (incluindo e-learning) e participação e assiduidade: Nota a atribuir à nota final:
A Bom sobe 1 valor a nota
B Suficiente sobe 0 valores a nota
C Mau desce 1 valor a nota
Nota: Frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas