Faculdade de Ciências e Tecnologia

Neurobiologia

Código

7633

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas semanais

4

Total de horas

66

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo fundamental desta disciplina é a aquisição de conhecimentos sólidos no que diz respeito aos processos celulares e moleculares envolvidos na transmissão sináptica.

 

Espera-se nesta disciplina que os alunos atinjam as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional do sistema nervoso central e periférico; ii) caracterizar do ponto de vista estrutural e funcional neurónios e células da glia; iii) expor os mecanismos envolvidos numa sinapse activa e a forma de modular farmacologicamente essa actividade; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na pasticidade sináptica em modelos clássicos de estudos de memória e aprendizagem; v) identificar mecanismos celulares patológicos na origem de diversas doenças neurodegenerativas; vi) conhecer e compreender abordagens laboratoriais aplicadas no estudo da neurobiologia celular e molecular.

 

Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de trabalhos científicos. Pretende-se fundamentalmente que os alunos sedimentem os conhecimentos adquiridos na componente teórica da disciplina e adquiram a capacidade de interpretar dados obtidos experimentalmente.

Pré-requisitos

Formação em Biologia Celular e Molecular é fortemente aconselhável.

Conteúdo

1. Breve perspectiva histórica do conhecimento da função nervosa. Métodos de exploração da função neural: TAC, MRI,. FMRI, SPECT, PET.

2. Organização do sistema nervoso: Sistema nervoso central e periférico.

3. Caracterização de neurónio e as células da glia.

4. Sinapses eléctricas e sinapses químicas.

5. Impulso eléctrico e potencial de acção.

6. Conceito de neurotransmissor. Neurotransmissores clássicos (Acetilcolina, Aminoácidos excitatórios e inibitórios, Catecolaminas, Serotonina) e neuropeptídeos: metabolismo, exocitose, efeitos celulares no neurónio pós-sináptico, vias de sinalização intracelular e efeitos fisiológicos.

7. Modulação farmacológica do funcionamento de sinapses; potenciais alvos terapêuticos.

8. Efeitos de drogas licítas e elícitas no funcionamento de sinapses específicas.

9. Sistemas de interação com o Mundo: sistema somato-sensorial.

10. Mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas, tais como doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Bibliografia

D Purves, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia AS, McNamara JO, Williams SM. Neuroscience. Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA. 4th Ed.

Siegel GJ, Agranoff BW, Albers RW, Fisher SK, Uhler M. Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Lippincott Williams & Wilkins. 6th Ed. 

Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM (2000) Principles of Neural Science. McGraw-Hill. ISBN: 0838577016 

Squire LR e Kandel ER (2000) Memória. Da mente às moléculas. Porto Editora, Portugal. ISBN: 9720451343 

Artigos científicos (disponíveis na página moodle da disciplina)

Método de ensino

As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show.

As aulas práticas incluem experiências laboratoriais e envolvem a análise crítica e discussão dos resultados.

Método de avaliação

A) Frequência na disciplina:

1. Para a obtenção da  frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas práticas leccionadas. A presença nas aulas P é registada em fichas de presença.

2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas P (10h40m), no entanto o aluno pode optar por assistir à aula. Duas faltas de atraso superiores a 10 min, seja no início da aula ou no meio (após eventual intervalo) sem justificação são convertidas em faltas de presença

3. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.

4. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.

 O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/ prática, contínua e sumativa.

 B) Avaliação na disciplina

 B.1) Regras de Avaliação

A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 3 componentes da avaliação:

 

i) Avaliação da componente teórica/prática (70% = 14 valores). Dois testes parciais escritos, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas, com duração máxima de 1,5 h cada teste, sem nota mínima cada teste. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas, e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos dois testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota zero nesse teste. A nota obtida é resultante da média aritmética simples dos dois testes, calculada até às décimas.

Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso), e cuja classificação é correspondente a 70% da classificação final da disciplina.

A aprovação exige a obtenção, no mínimo de 7 valores em 14 valores na média aritmética dos 2 testes, ou na nota do exame de recurso.

 

 

Avaliação de projecto (25% = 5 valores). Elaboração de um trabalho escrito em grupo sob a forma de mini-artigo científico com os resultados das experiências efectuadas nas aulas práticas anteriores (resultados de Western blot, marcação de núcleos com Hoechst e ensaio de libertação da LDH).

 

As regras de elaboração dos trabalhos escritos serão fornecidas em documentos anexos no início do semestre.

 

O trabalho deve ser feito em grupos de 3 alunos.

 

Os trabalhos devem ser entregues em papel, à docente ou na secretaria do DCV até ao fecho da secretaria no dia 4.12.2017. Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.

 

A nota desta componente de avaliação resulta da avaliação do trabalho escrito (4 val), e da discussão do trabalho com os alunos a realizar no dia 14.12.2017 (1 val). A discussão do trabalho serve para defesa da nota, que pode subir, manter-se ou descer.

 

 

 

iii) Avaliação contínua (prática) (5% = 1 valor). Consiste na avaliação contínua individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial nas aulas práticas. Poderão ser punidos em cada aula os seguintes comportamentos, (0.1 a 0.2 val; até ao máximo de 1 val): Faltas de presença não justificadas, faltas de atraso, faltas de material (bata, protocolo ou outro material previamente indicado), perturbação da aula, não realização dos exercícios propostos, falta de cuidado com o material das aulas e falta de arrumação da bancada no final da aula.

 

 Não há datas alternativas de entrega e realização dos trabalhos.

- Todas as informações estão disponíveis no CLIP (Neurobiologia, Neub, 7633).

- Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados no CLIP e na página ‘moodle’ da disciplina.

 

B.2) Condições para obter Aprovação

 

Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 7/14 valores na avaliação da componente teórica/ prática; ter nota final resultante da soma das 3 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.

 

Exame de Recurso

Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas. Exame escrito com duração máxima de 2,5 h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina e nota nas outras componentes de avaliação.

 

Alunos com Frequência anterior com nota da componente de avaliação contínua e sumativa

Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente de avaliação contínua estão dispensados das aulas teoricas e práticas e mantêm a nota anterior dessas componentes, mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teorico-prática.

 

Melhoria de nota

Aplica-se a regra definida pela FCT/UNL 2016/2017.

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