NOVA Information Management School

Liderança e Gestão de Pessoas

Código

400023

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

José Guilherme Bleck

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

  • Compreender a importância da Motivação e da Comunicação, ao nível individual e na dinâmica da organização. 
  • Identificar o papel da Inteligência Emocional, como resultado do autoconhecimento, na Liderança. A missão e o papel das emoções, e a literacia emocional;
  • Compreender o que é ser Líder e o que significa Liderança e, seus propósitos;  
  • Analisar, a importância da ética e dos valores (pessoais e organizacionais), como atributos da Liderança;
  • Compreender a importância do Coaching, e as vantagens da sua utilização e contexto pessoal e organizacional, como instrumento no plano do desenvolvimento;
  • Aprender a compreender a importância do(s) contexto(s) nas suas diversas dimensões (cultural, organizacional, naciopnal,entre outras) no exercicio da liderança:

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

MOTIVAÇÃO
O que é a motivação
Teorias da motivação
Clima Organizacional
COMUNICAÇÂO
O que é a comunicação
A importancia da comunicação no contexto organizacional
Saber ouvir para liderar e a importancia da escuta activa
INTELIGENCIA EMOCIONAL (IE) 
Conceito de IE e outro tipo de intelçigências
Quociente de inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE)
Conhecer-se a si próprio. As 5 componentes da IE
Como desenvolver a IE?
Emoções e controlo emocional
LIDERANÇA
Líder e Liderança
Teorias e estilos de Liderança
A importância de de algumas competencias em Liderança
A liderança e gestão de equipas
A importancia do contexto em Liderança
COACHING
O que é o coaching e quais os seus objecvtivos?
Tipos de coaching e seus intevenientes (Coachee e Coach)
Beneficioas do coaching
CULTURA ORAGANIZACIONAL
Culturas organizacionais (Edgar Schein)
Compreender e interpretar a cultura
Gestão de RH vs. Cultura organizacional 

Bibliografia

Bernard M. Bass and Ronald E. Riggio - Second Edition - Transformational Leadership ¿ Psychology Press ; Jo Owen ¿ How to Lead - 3ª Edição 2011; Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha ¿ (2007) A Essência da Liderança. Mudança X Resultados X Integridade, RH Editora; John C. Maxwell ¿ 1ª edição em Português (2012) ¿ As 17 Qualidades do Trabalho em Equipa. Edições Associação Editorial Nexo Literário; Daniel Golman, R.Boayatzis e Annie Mckee ¿ (2002) Os novos Lideres: a Inteligência emocional nas Organizações. Edições Gradiva Mario Alonso Puig ¿ (2011 Março) ¿ REINVENTAR-SE A sua Oportunidade. A esfera dos Livros, Editora. Edgar H. Schein ¿ HELPING ¿ How to Offer, Give and Receive Help Geert Hofstede ¿ (1991) Culturas Organizacionais. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo Geert Hofstede, Gert Jan Hofested, Michael Minkov (2010) ¿ Cultures and Organizations, Software of the Mind. Michael Minkov ¿ (2011) ¿ Cultural Diferences in a Globaling World (Emerald)

Método de ensino

A metodologia a adoptar será tendencialmente prática, através de métodos activos (estudo de caso, exercícios práticos e debate) com exploração da experiência e expectativas dos alunos, prevendo-se também breves momentos de exposição oral, para introdução e consolidação da informação.

 

Método de avaliação

A avaliação individual e qualitativa dos participantes, quanto à evolução percepcionada ao nível dos conteúdos programáticos e participação nas sessões seguirá os seguintes critérios:
 

  • Alunos que faltem a mais de 4 aulas (sem justificação escrita) o exame final (1ª época) será validado a 100% como nota final.
  • Alunos que faltem a um, dos dois testes, a nota final será afectada em menos 15% de ponderação. (1 Teste + Exame).
  • Alunos que não realizarem os dois testes, o exame final será validado a 100% como nota final. (0% Testes + 100%Exame)
  • Exame final (1ª época) 50%: Percentagem a aplicar, caso sejam respeitados os critérios acima apontados.
  • Exame final (1ª época) 100%: Percentagem a aplicar nos casos em que não tiveram sido cumpridos os critérios acima referidos, e/ou alunos inscritos na cadeira que não estiveram presentes ao longo do semestre.
  • Exame final 2ª época (100%): Percentagem a aplicar para todos os alunos que desejem melhoria de nota, ou que por qualquer motivo não tenham podido realizar exame da 1ª época.

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