
Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos
Código
200092
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Maria Fernanda dos Santos Jordão
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Desenvolver competências que permitam identificar a técnica de análise de dados mais adequada para dar resposta às perguntas de investigação colocadas sobre os dados em estudo.
- Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes.
Pré-requisitos
Recomendados: Estatística Descritiva e Inferencial.
Conteúdo
- Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida.
- Covariância e correlação
- Análise Fatorial
- Análise em Componentes Principais
- Análise em Fatores Comuns e Específicos
- Associação entre variáveis categóricas
- Análise das Correspondências
- Análise de Clusters
- Escalonamento Multidimensional
Bibliografia
- Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W., Multivariate Data Analysis with Readings, Prentice Hall, 1995.
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).
Método de avaliação
In order to successfully complete the course, students have to take a final exam (50%) and to develop a group project (50%).
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Laboral - Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Especialização em Análise e Gestão de Risco