NOVA Information Management School

Seminário de Investigação II

Código

300004

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

O Seminário de Investigação II visa a continuação do trabalho do Seminário I, com maior ênfase nas questões metodológicas e na preparação da Proposta do Plano de Trabalho de Doutoramento.
Esta UC tem quatro objectivos centrais:
1. Familiarizar os alunos com o processo de pesquisa e, em particular, com um conjunto de metodologias estatísticas fundamentais para o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da gestão de informação;
2.Apoiar os alunos no desenvolvimento de uma proposta de doutoramento. Ao longo do semestre o aluno deve definir com precisão os objectivos de investigação e o design metodológico previsto para assim redigir a proposta final de doutoramento;
3. Acompanhar os alunos na determinação do estado actual da teoria e investigação nos seus temas de pesquisa através da construção da revisão crítica da literatura;
4.Desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter frequentado a UC de seminário de investigação I
Os alunos deverão ter já elaborado uma 1ª versão da proposta de doutoramento

Conteúdo

Esquematicamente esta unidade curricular inclui os seguintes conteúdos:
1)Desenvolvimento da proposta de doutoramento
a)Definição do problema de investigação
b)Objectivos de investigação e hipóteses
c)Contexto, limites, qualidade e originalidade da investigação
d)Conteúdos da proposta de investigação
2)Revisão crítica da literatura
a)Revisão, análise, avaliação e interpretação da literatura
b)Síntese e escrita da revisão crítica
c)Desenvolvimento da teoria e definição do modelo conceptual
3)Abordagens Metodológicas
a)O método científico - abordagens teóricas e empíricas
b)Os paradigmas positivistas e não positivistas
c)Abordagens qualitativas e quantitativas
d)Designs de investigação

Bibliografia

AVISON, D.; PRIES-HEJE,J. (2005). Research in Information Systems. Oxford, UK, Elsevier Ltd.; BRYMAN, A. (2008). Social Research Methods. 3rd Ed. Oxford University Press Inc., New York, USA.; Cater-Steel, A.; Al-Hakim, L. (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global; Dwivedi, Y. K., Lal, B., Williams, M. D., Schneberger, S. L., & Wade, M. (2009). "Handbook of Research on Contemporary Theoretical Models in Information Systems." IGI Global, 2009; HART, C. (2001). Doing a Literature Search: a comprehensive guide for the social sciences. London: Sage Publications

Método de ensino

A disciplina funciona com base num conjunto híbrido de seminários de investigação e aulas teórico-práticas, com a colaboração activa dos investigadores do ISEGI. Uma vez que os estudantes são encorajados a adoptar métodos de investigação aceites nas suas áreas específicas de investigação, diferentes investigadores familiarizam os doutorandos com um leque de estratégias, abordagens e métodos de investigação passíveis de serem implementados nos diferentes projectos.
Os seminários incluem aulas, apresentações e discussões durante as quais a partilha de ideias e experiências é encorajada. O pressuposto pedagógico é o de que não existe "a abordagem certa" para o design de um projecto de investigação embora abordagens incorrectas sejam também discutidas no decurso dos seminários.
Esta abordagem resulta numa experiência de aprendizagem mais rica, onde estudantes e professores reflectem, comparam, discutem, sintetizam, integram e aplicam as suas ideias, e assim desenvolvem a sua capacidade para desenvolver um projecto de investigação.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina será feita com base em 3 elementos de avaliação:
a)Proposta de tese (10% apresentação + 40% documento final);
b)Revisão crítica da literatura (50% da nota final).

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