
Customer Relationship Management Systems
Código
400019
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
André Martins Mestre
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM), enquanto estratégia de negócio suportada em tecnologia, tem recentemente sido adoptada de uma forma crescente por empresas em todo o mundo. No entanto, o sucesso desta adopção nem sempre é garantido. Para tal, por um lado é importante ter uma visão clara dos requisitos de negócio, da estratégia aos processos, e por outro conseguir tirar partido das ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias e sistemas de CRM.
Desse modo, os objectivos desta unidade curricular são:
1.Caracterizar o que é um sistema de CRM e como estes se mapeiam com os requisitos de negócio
2.Definir o "ciclo de vida" do cliente, respectivas fases e gestão das mesmas
3.Identificar os principais módulos e funcionalidades de um sistema de CRM
4.Analisar os tópicos mais relevantes a ter em consideração durante o planeamento e a implementação de um sistema de CRM
5.Identificar as mais-valias da implementação de um sistema de CRM e métricas de quantificação das mesmas.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Parte I:
1.Introdução - Conceito de CRM e processos associados
2.Ciclo de Vida do Cliente
3.Gestão de Força de Vendas: gestão de leads, oportunidades, catálogo de produtos, objectivos comerciais, etc.
4.Marketing: segmentação de clientes, gestão e execução de campanhas, registo e análise de resultados, etc.
5.Serviço e Assistência ao Cliente: gestão de contratos, agendamento de serviços, incidentes, base de dados de conhecimento, etc.
6.Planeamento e Implementação de CRM - Componentes para o Sucesso e Roadmap
7.Soluções de mercado
8.Análise do Retorno ao Investimento em CRM
9.Extended CRM - da relação com clientes a qualquer relação
10.CRM Social
Parte II: Laboratórios
1.Visão Geral sobre Microsoft Dynamics CRM Online
2.Administração e Customização
3.Vendas, Marketing e Serviço
4.Business Intelligence (BI) e gestão de informação
Bibliografia
Buttle, Francis. Customer Relationship Management – Concepts and Technologies. Butterworth-Heinemann - 3rd Edition, March 2015; Kostojohn, Scott. CRM Fundamentals. Apress Academics. 2011; Greenberg, Paul. CRM at the Speed of Light, Fourth Edition: Social CRM 2.0 Strategies, Tools, and Techniques fo Engaging Your Customers. McGraw-Hill Osborne. 2010; Tarla, Nicolae. Microsoft Dynamics CRM Customization Essentials. Packt Enterprise. 2014; 0
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os princípios essenciais à gestão do relacionamento com clientes, integrando estratégia de negócio e tecnologia. As aulas práticas serão focadas no Microsoft Dynamics CRM Online e na aplicação dos conceitos das aulas teóricas a esta ferramenta específica.
Método de avaliação
Participação nas aulas: 5%Trabalho individual em aula: 5%
Trabalho de Grupo: 45%
1ª entrega: 10%
2ª entrega e discussão final: 25%
Exame final: 45%
Cursos
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Especialização em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)