Nova School of Business and Economics

Introdução à Macroeconomia

Código

1101

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Teresa Vasconcelos e Sousa

Língua de ensino

Português, Inglês

Objectivos

Esta cadeira introduz os alunos aos sistemas macroeconómicos através do estudo da interdependência entre as principais variáveis macroeconómicas e de uma primeira abordagem à modelização da economia no curto e no longo prazo. Os alunos deverão obter um conhecimento crítico sobre o comportamento dos agregados económicos e das principais hipóteses dos modelos, um conhecimento básico dos determinantes do rendimento nacional (curto e longo prazo, em economias fechadas e abertas) e ganhar familiaridade com os dados fundamentais da economia portuguesa. No fim do semestre os alunos deverão estar capacitados para fazer análise macroeconómica sistemática no enquadramento de tópicos macroeconómicos actuais tais como os decorrentes da crise financeira de 2008.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo


1. Introdução. Assuntos económicos e conceitos. Alguns dados sobre a economia portuguesa.

2. Assuntos macroeconómicos e contabilidade nacional. O que é a macroeconomia? Porque é que precisamos de macroeconomia? Contabilidade nacional. Fluxo circular do rendimento. Identidade fundamental da macroeconomia. Variáveis reais e nominais. Índices de preços.

3. Modelo simples de determinação do PIB no curto prazo. Despesa agregada em economias fechadas e abertas. Produto de equilíbrio. Multiplicador. Questões sobre política orçamental.

4. Moeda. Natureza e origens da moeda. Como é que a moeda entra na economia? Dois modelos de criação de moeda. Valores monetários, tipos de activos. A taxa de juro e o preço das obrigações. Procura e oferta de moeda. Equilíbrio no mercado monetário. Política monetária e o BCE.

5. Procura agregada e oferta agregada. Investimento e a taxa de juro. O mecanismo de transmissão monetária. Equilíbrio macroeconómico no modelo AD-AS. Produto potencial. O longo prazo. A curva de Phillips. Expectativa de uma taxa de inflação positiva. Efeitos de curto versus longo prazo. Ciclos económicos. Inflação e desemprego.

6. Macroeconomia em economia aberta. Balança corrente e endividamento externo. Poupança e balança corrente. Balança de pagamentos. Taxas de câmbio. A procura de activos em moeda externa. Equilíbrio no mercado cambial. Taxas de juro, expectativas. Oferta de moeda e taxa de câmbio no curto e longo prazo.

7. Políticas orçamental e monetária em economia aberta. Equilíbrio de curto prazo numa economia aberta: o modelo DD-AA. Alterações temporárias e permanentes nas políticas orçamental e monetária. A armadilha da liquidez.

Bibliografia

O livro de texto é ?Economics? de Lipsey & Chrystal, 12ª edição, Oxford, 2011. Esta referência é de leitura obrigatória. Os capítulos relevantes são indicados para cada tópico com a referência (L&C).

Para os alunos que já tenham o livro ?Economics? de Krugman & Wells, 2ª ed, Worth 2009, este poderá ser uma leitura alternativa ? capítulos indicados com a referência (K&W).

Referências adicionais para pontos específicos podem ser indicadas na página Moodle da cadeira.

Método de ensino

A página da cadeira na plataforma do Moodle deve ser consultada pelos alunos antes de cada aula. Aí serão colocados os slides das aulas teóricas, enunciados de trabalhos práticos, cadernos de exercícios e referências de leituras adicionais que possam ser relevantes para tópicos específicos da matéria. Os alunos são responsáveis por verificar os anúncios colocados na página.

Método de avaliação

-2 Testes intermédios: só será tida em conta no cálculo da nota final a nota do teste com melhor classificação, a ponderação é de 25%.

-Trabalhos práticos obrigatórios, descritos abaixo. A ponderação do conjunto de trabalhos é de 10% e a aprovação na cadeira requer uma nota mínima nestes trabalhos de 9 valores. Exame final, com ponderação de 65% consoante o caso, e com nota mínima de 8,5 valores. A avaliação dos alunos a fazerem melhoria da nota obedece às mesmas regras.

Cursos