Nova School of Business and Economics

Canais de Distribuição

Código

2130

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

3,5

Professor responsável

Jorge Manuel Naves Velosa

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

- Apresentam-se os principais canais de distribuição, temas, ideias e práticas com o tema central da distribuição de benefícios aos clientes.

- Construção de habilidades na análise, melhoria e implementação de rotas alternativas para o mercado para um produto ou serviço.

- Apresentar-lhe até à data tópicos sobre canais de distribuição, incluindo canais digitais, práticas de poder e de negociação e Varejo Global.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

  • Parte I - Conceitos, Projeto e melhoria de canais
  • 1.1. Introdução e visão geral Canais de Marketing - Estrutura e funções.

    1.2. Demandas de saída de serviços (cadeia de demanda) e segmentação

    1.3. Funções do canal e posicionamento/configuração do canal

    1.4. Segmentação, Estrutura do canal e intensidade da distribuição

    1.5. Análise da lacuna de auditoria do canal

  • Parte II - Implementação do Canal: Poder, conflitos e coordenação de canais
  • 2.1. Conceitos do poder de canal, equilíbrio e exercício.

    2.2. Gestão de conflitos para aumentar a coordenação. Formas de trabalhar em conjunto.

    2.3. Gerenciamento de múltiplas rotas para o mercado e administração do canal aplicada. Integração vertical da distribuição.

    Bibliografia

    O material para o curso está disponível no programa detalhado em dois níveis: leituras recomendadas e leituras adicionais (para aqueles estudantes que gostariam de leitura extra). A maioria dos livros usados são:

    - Anne T Coughlan (2010), Marketing Channel Design and Management, in Kellogg on Marketing, 2nd ed. chapter 11, edited by Alice M. Tybout and Bobby J. Calder, Northwestern University and John Wiley & Sons

    - Robert T Palmatier, Louis W Stern, Adel I. El Ansary (2015), Marketing Channels 8th ed.,Pearson Prentice Hall.

    - Anita Elberse (2013) Blockbusters: hit-making, risk taking and the business of entertainment, Henry Holt and Company

    - Kasturi Rangan and Marie Bell (2006), Transforming your go-to-market strategy, The three disciplines of channel management, Harvard Business School Press, Boston Massachusetts.

    - Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Mairead Brady, Malcolm Goodman ,Torben Hansen (2012), Marketing Management 2nd European edition, chapter 17,Pearson Education Limited, England

    Método de ensino

    O curso vai ter uma mistura de teoria, casos e discussões. Uma mão na abordagem do tema será usada com muitos exemplos e materiais de campo.

    A participação do aluno será exigida nas discussões em aula e recomendações, caso deva ser acompanhada de uma preparação cuidadosa dos casos e leituras que estão disponíveis através do programa que podem ser acessadas on-line.

    Para os casos, as perguntas do debate também estarão disponíveis. A linha material inclui a apresentação para a turma, conjuntamente com as leituras recomendadas e adicionais:
    -O Curso permite para aqueles que desejam explorar mais o tema a fazê-lo através de materiais extra e consultoria, nós encorajamos também a quem estiver interessado. Teremos várias atribuições especiais durante o período que serão referenciadas no programa detalhado.

    -Irá haver também um trabalho de grupo para o termo.

    Método de avaliação

    Trabalhos de grupo equivalem a 30% (inclui revisões a pares, com um peso de 20%). Os grupos devem envolver os alunos de mais de uma nacionalidade, sexo e de diferentes origens (por exemplo, universitários do ano anterior).

    20% da participação da turma(individual) que irá selecionar os alunos para discutirem casos durante várias sessões. A ausência injustificada a qualquer discussão de casos significará uma nota nula (0) referentemente a essa aula.

    O grau de participação será baseado na maneiras que se intervém em aula esse contribui de forma positiva para a discussão nas sessões com notas de A (= 17), B (= 14), C (= 8) para D (= 0).

    20% para Atribuições / exercícios write-ups (individuais) haverá dois write-ups. A gravação dos write-ups são estritamente individuais. Qualquer plágio será tratado estritamente e os infractores serão punidos de acordo com as regras da universidade.

    30% Exame final

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