
Canais de Distribuição
Código
2130
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Jorge Manuel Naves Velosa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
- Apresentam-se os principais canais de distribuição, temas, ideias e práticas com o tema central da distribuição de benefícios aos clientes.
- Construção de habilidades na análise, melhoria e implementação de rotas alternativas para o mercado para um produto ou serviço. - Apresentar-lhe até à data tópicos sobre canais de distribuição, incluindo canais digitais, práticas de poder e de negociação e Varejo Global.Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1.1. Introdução e visão geral Canais de Marketing - Estrutura e funções.
1.2. Demandas de saída de serviços (cadeia de demanda) e segmentação
1.3. Funções do canal e posicionamento/configuração do canal
1.4. Segmentação, Estrutura do canal e intensidade da distribuição
1.5. Análise da lacuna de auditoria do canal
2.1. Conceitos do poder de canal, equilíbrio e exercício.
2.2. Gestão de conflitos para aumentar a coordenação. Formas de trabalhar em conjunto.
2.3. Gerenciamento de múltiplas rotas para o mercado e administração do canal aplicada. Integração vertical da distribuição.
Bibliografia
O material para o curso está disponível no programa detalhado em dois níveis: leituras recomendadas e leituras adicionais (para aqueles estudantes que gostariam de leitura extra). A maioria dos livros usados são:
- Anne T Coughlan (2010), Marketing Channel Design and Management, in Kellogg on Marketing, 2nd ed. chapter 11, edited by Alice M. Tybout and Bobby J. Calder, Northwestern University and John Wiley & Sons
- Robert T Palmatier, Louis W Stern, Adel I. El Ansary (2015), Marketing Channels 8th ed.,Pearson Prentice Hall.
- Anita Elberse (2013) Blockbusters: hit-making, risk taking and the business of entertainment, Henry Holt and Company
- Kasturi Rangan and Marie Bell (2006), Transforming your go-to-market strategy, The three disciplines of channel management, Harvard Business School Press, Boston Massachusetts.
- Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Mairead Brady, Malcolm Goodman ,Torben Hansen (2012), Marketing Management 2nd European edition, chapter 17,Pearson Education Limited, England
Método de ensino
O curso vai ter uma mistura de teoria, casos e discussões. Uma mão na abordagem do tema será usada com muitos exemplos e materiais de campo.
A participação do aluno será exigida nas discussões em aula e recomendações, caso deva ser acompanhada de uma preparação cuidadosa dos casos e leituras que estão disponíveis através do programa que podem ser acessadas on-line.
Para os casos, as perguntas do debate também estarão disponíveis. A linha material inclui a apresentação para a turma, conjuntamente com as leituras recomendadas e adicionais:
-O Curso permite para aqueles que desejam explorar mais o tema a fazê-lo através de materiais extra e consultoria, nós encorajamos também a quem estiver interessado. Teremos várias atribuições especiais durante o período que serão referenciadas no programa detalhado.
Método de avaliação
Trabalhos de grupo equivalem a 30% (inclui revisões a pares, com um peso de 20%). Os grupos devem envolver os alunos de mais de uma nacionalidade, sexo e de diferentes origens (por exemplo, universitários do ano anterior).
20% da participação da turma(individual) que irá selecionar os alunos para discutirem casos durante várias sessões. A ausência injustificada a qualquer discussão de casos significará uma nota nula (0) referentemente a essa aula.
O grau de participação será baseado na maneiras que se intervém em aula esse contribui de forma positiva para a discussão nas sessões com notas de A (= 17), B (= 14), C (= 8) para D (= 0).
20% para Atribuições / exercícios write-ups (individuais) haverá dois write-ups. A gravação dos write-ups são estritamente individuais. Qualquer plágio será tratado estritamente e os infractores serão punidos de acordo com as regras da universidade.
30% Exame final