Nova School of Business and Economics

Mercados Globais de Energia

Código

2141

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Maria Antonieta Ejarque Cunha e Sá

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso (meio curso) abrange alguns temas relacionados à demanda e o fornecimento de energia, as consequências ambientais do consumo e produção de energia, bem como o impacto da intervenção política na demanda da energia, o fornecimento, preços e efeitos ambientais. Uma ênfase é dada especialmente às questões que estão actualmente em debate no contexto da agenda internacional dos desafios colocados pelas alterações climáticas. Portanto, a economia de recursos esgotáveis (combustíveis fósseis) é examinada em detalhe. O papel desempenhado pelas fontes renováveis de energia é investigado nesse contexto. Em particular, as consequências quanto a promoverem o desenvolvimento de fontes de energia não-carbono e seu impacto sobre o caminho de transição para uma economia menos dependente dos combustíveis fósseis serão abordados. Os objetivos do curso são:
(i)introduzir alguns conceitos básicos de Recursos Naturais e Economia de Energia;
(ii)contribuir para uma melhor compreensão dos temas mais relevantes no domínio de uma perspectiva económica, em particular, aquelas que serão atualmente discutidas no contexto do debate sobre a energia;
(iii)desenvolver a capacidade dos alunos para aplicarem as ferramentas de análise económica para questões políticas que envolvem uma perspectiva intertemporal.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Introdução: Visão Geral do Curso

2. Mercados da Energia

2.1. Fundamentos da Economia dos Recursos Naturais e da Energia

2.1.1. Conceitos

2.1.2. Aprender sobre fontes de energia renováveis

2.1.3. Principais tendências

3. A economia dos recursos esgotáveis e a transição para uma economia menos dependente de combustível fóssil

3.1. Fundamentos de fornecimento

3.2. Comportamento dos Fornecedores: Paradoxo Verde

4. Internalização das externalidades ambientais: fixar o preço do carbono no papel das energias renováveis

4.1 Argumentos e políticas para promover fontes renováveis

4.2. Avaliação dos custos dos combustíveis fósseis e das energias renováveis

4.3. Os custos sociais da intermitência

4.4 Combustível energético impacto sobre os preços da energia

5. Avaliação da Política Energética na Oferta e Demanda: Estudos de Caso

Bibliografia

Método de ensino

O ensino na sala de aula neste curso é restrito às palestras, pois nos cursos de mestrado não há aulas. Há duas aulas por semana (3 horas por semana), por seis semanas.

Os alunos devem ler os slides com antecedência, assim como as leituras que são carregadas na página moodle do curso. Para as aulas os alunos devem ler os slides com antecedência, bem como as leituras propostas que são carregadas na página moodle do curso. Os alunos também devem levar os slides para as aulas. No entanto, os slides não substituem em nenhuma circunstância as leituras recomendadas. Para além da apresentação o instrutor e os alunos também devem participar na discussão em sala de aula.

Besides the in-class contact with the instructor, the students can also benefit from additional contact during the office hours set on a weekly basis. In case they are not able to make it, they can schedule directly with the instructor a day and time that is convenient for both.

A comunicação com os alunos é realizada através da página moodle do curso. Todos os materiais de curso são carregados na plataforma, bem como as notas, anúncios, troca de e-mails, entre outros. Portanto, é muito importante que os alunos visitem a plataforma diariamente.

Método de avaliação

I - Dois conjuntos de problemas (15%)

II - Três testes (15%)

III - Um relatório escrito e apresentações em sala de aula (20%)

IV - Exame final (50%)

Cursos