Nova School of Business and Economics

Auditoria

Código

2215

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Gonçalo Rebelo da Silva/Mário Freire

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O curso tem como objetivo descrever e aplicar os principais instrumentos de uma auditoria às demonstrações financeiras. Aproveitando a experiência dos facilitadores que trabalham numa das "quatro grandes" empresas de auditoria em todo o mundo, o curso fornece os principais conceitos de uma auditoria e aplica na prática a metodologia em estudos de casos seleccionados para ajudar a compreender melhor o valor acrescentado de uma auditoria bem como os seus desafios.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Semana 1 - Introdução à auditoria

Semana 2 - Conceito de materialidade e risco de erros materiais

Semana 3 - Planeamento da auditoria

Semana 4 - Evidência de auditoria

Semana 5 - Conclusões e Relatórios

Semana 6 - Outros serviços de garantia

Semana 7 - Exame Final

Bibliografia

RECURSOS.

Os materiais da aula e casos serão fornecidos durante as aulas.

A bibliografia principal é:

  • Alvin Arens, Randal Elder, Mark Beasley (15th Edition, 2013). Auditing and Assurance Services - An Integrated Approach. Pearson.

  • 2014 Handbook of International Quality Control, Auditing, Review, Other Assurance, and Related Pronouncements, IAASB (http://www.ifac.org/publications-resources/2014-handbook-international-quality-control-auditing-review-other-assurance-a)

  • Brenda Porter, Jon Simon, David Hatherly (4th Edition, 2014). Principles of External Auditing. Wiley

  • Rick Hays, Philipe Wallage, Hans Gortemaker (3rd Edition, 2014). An Introduction to International Standards on Auditing. Pearson

    Método de ensino

    O ensino será administrado na sala de aula com apoio dos computadores dos alunos para exercícios práticos.

    Será fornecido juntamente com os conceitos básicos de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria e a metodologia para aplicá-las através da realização de exercícios práticos com estudos de caso seleccionados.

    Alguns dos exercícios serão feitos em grupos para gerar discussões e soluções para situações particulares.

    Método de avaliação

    O exame final é obrigatório e deve abranger toda a matéria do curso. O seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir na participação na aula, exames de meio termo, testes na sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita na aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.

    A avaliação será feita de acordo com:

  • Exame Final (Escrito) - 60%
  • Participação - 10%
  • Trabalho de casa individual - 15%
  • Um projeto de grupo - 15%
  • Cursos