Nova School of Business and Economics

Gestão de Marcas

Código

2327

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7

Professor responsável

Catherine Therese Laurence Jouven da Silveira

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Uma abordagem equilibrada para a Gestão de Marcas, combinando a teoria e a prática, para estudantes que pretendam trabalhar em Marketing, Vendas, Publicidade, Comunicação ou Estratégia.

A Nestlé é nossa parceira para neste curso.

Este Curso está aberto apenas a alunos com conhecimentos em Marketing - através de pelo menos dois Cursos anteriores de Marketing e/ou Vendas, nos programas de Graduação ou Pós-Graduação - ou/e experiência de trabalho anterior relacionada com a área de Marketing , Experiência profissional em Marketing, Estratégia, Vendas ou Comunicação).

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

  • Introdução aos principais conceitos da marca
  • Medir o desempenho da marca
  • Desafios e oportunidades da Marca
  • Identidade da marca
  • Posicionamento da marca
  • Estratégia da marca
  • Criação da Marca e Gestão da Marca
  • Bibliografia

    Bibliografia principal:

    AAKER, David A. Building Strong Brands, 2002, Free Press Business

    KAPFERER, Jean-Noël The New Strategic Brand Management, 5th edition, 2012, Kogan Page (Essential)

    KELLER, Kevin Lane & APERIA, Tony & GEORGSON, Mats Strategic Brand Management, A European perspective, 2nd Edition, 2012, Prentice Hall (Essential)
    Bibliografia adicional:

    De CHERNATONY, Leslie, From Brand Vision to Brand Evaluation, 3rd Edition, 2010, Butterworth - Heinemann/Elsevier

    HARVARD BUSINESS REVIEW ON BRAND MANAGEMENT, 1999, Harvard Business School Press

    KLEIN, Naomi No Logo, 2000, Flamingo - Harper Collins Publishers

    SILVERSTEIN, Michael J. & FISKE, Neil

  • Trading up, 2005, Portfolio
  • Treasure Hunt, Inside the Mind of the New Consumer, 2006, Portfolio
  • Outros recursos:

  • Os slides do powerpoint do curso estarão disponíveis na página da turma/Moodle alguns dias antes de cada aula;
  • Material adicional (Leituras, casos práticos...) estará disponível na mesma página da Web.
  • Método de ensino

    O Curso inclui 2 tipos diferentes de Aulas:

  • Palestras, organizadas para fornecer o conhecimento sobre Marcas que é essencial, bem como as ferramentas adequadas para conduzir o projeto da equipa.
  • Sessões de projeto de equipas, onde os alunos são obrigados a apresentar uma parte predeterminada do seu trabalho da equipe do projeto. Quatro a cinco Sessões de Equipa são programadas durante o Semestre. Durante essas semanas de Sessões de Projeto da Equipa, não são oferecidas palestras.
  • Método de avaliação

    AVALIAÇÃO.

    The Final Exam is mandatory and must cover the entire span of the course. Its weight in the final grade can be between 30 to 70%. The remainder of the evaluation can consist of class participation, midterm exams, in class tests, etc. Overall, written in class assessment (final exam, midterm) must have a weight of at least 50%.

    Projeto da Equipa: 55%

  • Relatório final + Apresentação final para NESTLÉ: 20% (Avaliação da equipa)
  • Contribuição individual: 15% (Avaliação por pares)
  • Qualidade e preparação das sessões da equipa: 15% (Avaliação da equipa)
  • Habilidades de Comunicação: 5% (Avaliação individual)

  • Atribuição escrita individual em casa (Caso): 15%

    Exame Final (Obrigatório): 30% (Nível mínimo de 8, 5 é obrigatório)

    Cursos