Nova School of Business and Economics

Tomada de decisões em geral e do consumidor

Código

2329

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

3,5

Professor responsável

Luís Fructuoso Martinez

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso introduz os alunos de Mestrado no campo da tomada de decisão comportamental. O foco principal é a capacidade desenvolver uma melhor compreensão dos mecanismos, pistas e limitações por trás das decisões individuais.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

- Introdução

- Tomada de decisões de forma racional

- Tomada de decisões comportamentais

- Preconceitos comuns e armadilhas psicológicas na tomada de decisões

- Outros exemplos gerais

- Dicas para melhorar e facilitar a tomada de decisões

Bibliografia

Obrigatório

BAZERMAN, Max H.; Moore, Don A. (2013). Judgment in managerial decision making (8th edition).

Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

HARDMAN, David (2009). Judgment and decision making: Psychological perspectives. West Sussex, UK: BPS Blackwell.
Opcional

ARIELY, Dan (2010). Predictably irrational: The hidden forces that shape our decisions (revised and expanded edition). NY: Harper Perennial.

DRUMMOND, Helga (2012). Guide to decision‐making: Getting it more right than wrong. Suffolk, UK:

The Economist Newspaper Ltd.

HBR´S 10 must reads (2013). On making smart decisions. Boston, MA: Harvard Business Review Press.

KAHNEMAN, Daniel (2011). Thinking, fast and slow. NY: Farrar, Straus and Giroux.

RECURSOS.

Todos os PowerPoint para as palestras e folhetos da aula. Exercícios e casos a discutir na aula. Leituras adicionais serão fornecidas durante o curso.

Método de ensino

O curso será administrado através de doze aulas (duas por semana), seguindo uma abordagem teórico-prática. As aulas consistirão em palestras sobre temas do curso (principalmente exposiçãoais) e apresentações de trabalho de grupo entregues pelos alunos (seguindo uma metodologia de ensino-aprendizagem activa e participativa). Os alunos também devem preparar-se para discussões de alua lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.

Uma palestra incluirá um convidado do mundo corporativo, que apresentará um tópico relacionado à tomada de decisões comportamentais e discutirá questões práticas com os alunos.

Assim, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/aprendizagem:

Exposicionais - Apresentação dos referenciais teóricos.

Participativa - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação.

Ativo - Realização de trabalhos individuais e em grupo.

Auto-estudo - Relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrar e consolidar os seus conhecimentos.

Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.

Método de avaliação

Os alunos também devem se preparar para as discussões em classe, lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.

A. Exame final (40%)- O exame final é obrigatório. Os estudantes devem obter uma nota mínima de 9.5/20 para passarem. Os alunos não estão autorizados a consultarem materiais de leitura.

B. Trabalhos de grupo (50%) - Trabalhos de grupo sobre um tema específico DM. Os alunos devem formar grupos de 3-4 pessoas, não só através de um relatório escrito mas também através de uma apresentação oral.

C. Atribuições individuais e participação nas aulas (10%) - Um conjunto de exercícios de curta duração e questões relacionadas com os temas abordados durante as aulas.

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