
Comportamento do consumidor
Código
2330
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Luís Fructuoso Martinez
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso introduz os alunos de mestrado no campo do comportamento do consumidor. O objetivo principal é a capacidade de melhor a compreensão que os alunos têm dos mecanismos e pistas para quando, onde e como os consumidores tomam as suas decisões.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
- Uma introdução ao comportamento do consumidor: compreensão do comportamento do consumidor, sociedade de consumo, desenvolvimento de informações sobre o comportamento do consumidor.
- O núcleo psicológico: motivação, compreensão, memória, atitudes.
- O processo de tomada de decisões: reconhecimento de problemas e busca de informações, julgamento e tomada de decisões, processos pós-decisão.
- A cultura do consumidor: grupos e influências sociais, diversidade de consumo e diferenças culturais, influências da classe doméstica e social, psicografia (valores, personalidade e estilos de vida).
- Resultados e questões de comportamento do consumidor: inovações, comportamento simbólico do consumidor, ética e responsabilidade social.
Bibliografia
Obrigatório
HOYER, Wayne D.; MACINNIS, Deborah J.; PIETERS, Rik (2013). Consumer Behavior: International
Edition (6th Edition). Independence, KY: South-Western Cengage Learning. Opcional
GRAVES, Philip (2010). Consumer.ology. London, UK: Nicholas Brealey Publishing.
HAUGTVEDT, Curtis P.; HERR, Paul M.; KARDES, Frank R. (Eds.) (2008). Handbook of Consumer Psychology. New York: Psychology Press, Taylor & Francis Group.
SOLOMON, Michael R.; BAMOSSY, Gary J.; ASKEGAARD, Søren T.; HOGG, Margaret K. (2013).
Consumer Behaviour: A European Perspective (5th Edition). Essex, UK: Pearson Education. RECURSOS.
Os PowerPoint usados para as palestras e folhetos da aula. Exercícios e casos a discutir na aula. Leituras adicionais serão fornecidas durante o curso.
Método de ensino
O curso será dado através de doze sessões (duas por semana), na sequência de uma teorética prática abordada. As primeiras oito sessões serão compostas por palestras sobre tópicos do curso (incluindo exemplos, estudos de casos e discussões em classe) e as últimas quatro sessões serão reservadas para trabalhos de grupo e apresentações orais. Os alunos devem preparar-se para discussões em classe, lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.
Uma palestra irá incluir um orador experiente hóspede do mundo corporativo, que o fará apresentar um tópico relacionado ao comportamento do consumidor e discutir questões práticas com os alunos.
Assim, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem que serão analisadas são:
-Exposição - Apresentação dos referenciais teóricos;
-Participação - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação;
-Ativo - Realização de trabalhos individuais e de grupo;
-Auto-estudo - Relacionado ao trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrarem-se e a consolidarem os seus conhecimentos;
Todas essas metodologias de ensino permitirão aos alunos, realizarem a aprendizagem destinada aos seus objetivos.
Método de avaliação
Os alunos devem preparar-se para as discussões em aula, lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.