Nova School of Business and Economics

Estratégia Corporativa

Código

2331

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

3,5

Professor responsável

António Manuel Pereira Bernardo

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

- Apresentar aos alunos as questões de gestão mais importantes enfrentadas pelos CEOs responsáveis pelas empresas (empresas Multi-negócios).
- Fornecer um conjunto de conceitos e ferramentas para lidar com as mais relevantes e estratégicas questões organizativas a nível corporativo.
- A análise é clara como as corporações desenvolvem e mantêm vantagem corporativa.

Estes vão ser feitos por:
-Apresentar e discutir o "material académico" mais influente no assunto;
-Discutir "casos práticos", usando exemplos de corporações da "vida real";

O curso examina como as empresas gerem e preservam a vantagem corporativa, e os fatores que influenciam a escolha de uma empresa de âmbito, a organização, e a posse.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

- Apresentar aos alunos as questões estratégicas e de gestão mais importantes enfrentadas pelos CEOs de empresas multinacionais (corporações);

- Fornecer um conjunto de conceitos e ferramentas para lidar com as questões estratégicas e organizacionais mais relevantes a nível corporativo;

- Análise de curso sobre como desenvolver corporações e saber como as manter "vantagem empresarial".

Bibliografia

Há vários artigos apresentados em aulas, por exemplo:

  • "Uma introdução à Estratégia Corporativa - Uma abordagem baseada em recursos"
  • "Estratégia Corporativa - Recursos e Rendas"
  • "Criando Vantagem Corporativa"
  • "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia"
  • "Da vantagem competitiva à estratégia corporativa"
  • "O Private Equity é um formulário de organização superior?"
  • Outros

  • RECURSOS.

    Vários artigos serão disponibilizados no moodle para leituras semanais.

    Os casos também serão disponibilizados.

    Método de ensino

    O curso será baseado em uma combinação de conceitos teóricos e o mundo real dos negócios. As palestras compreenderão a: artigos, apresentações de casos e a discussões em grupo.

    Os alunos deverão ter uma participação muito activa nas discussões em aula. Os trabalhos de grupo de 3-4 estudantes serão formados.

    Método de avaliação

    - O exame final conta com 50% e uma nota mínima de 10 (mais de 20)

    - 4 casos de grupo e 2 resumos individuais

    Cursos