
Empreendedorismo
Código
2332
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Nadim Habib
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso visa cobrir os princípios do empreendedorismo, permitindo uma compreensão mais profunda dos principais fatores de sucesso por trás de empreendimentos e empreendedores. Embora lidando principalmente com a criação de empresas e o seu desenvolvimento, o curso também visa proporcionar aos alunos uma visão de como os processos empresariais podem beneficiar da inovação nos negócios existentes.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
O programa começa por cobri a geração inicial de ideias empresariais antes de passar para os desafios de construir uma organização empresarial bem sucedida, tocando em financiamento, liderança e planeamento a longo prazo:
1. Inovação Inicial - Dá origem ao modelo de negócios;
2. Plano de Negócios - Estrutura e Benefícios;
3. Financiamento do negócio;
4. Sales, marketing and connecting with customers;
5. Leadership and talent in entrepreneurial ventures - the founders changing role;
6. Growing the businesVendas, marketing e ligação com clientes;
7. Empreendedorismo - como as empresas "maduras" podem beneficiar de processos de empreendedores.
Bibliografia
John Bessant, Joe Tidd (2011) "Innovation and Entrepreneurship", 2 Edition , Wiley
Yves Pigneur, Alexander Osterwalder (2010) "Business Model Canvas Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers", Wiley
RECURSOS.
Folhetos da aula. Exercícios e casos. As leituras adicionais serão fornecidas durante o curso. Uso do PowerPoint para as palestras.
Método de ensino
O curso será entregue em seis sessões, equilibrado entre palestras, discussões de estudo de caso e trabalhos de grupo. Os alunos deverão trabalhar (em grupo) sobre uma ideia de negócio, proporcionando um arremesso de negócios no final de cada sessão.
Método de avaliação
O curso será administrado em seis sessões, equilibradas entre palestras, discussões de estudo de casos e trabalhos de grupo. Espera-se que os alunos trabalhem (em grupos) numa ideia de negócio, dando um passo final de negócios na última sessão.
Evaluation Methods:O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode ser de entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir a participação em aula, exames de meio termo, testes na sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita na aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A nota final será baseada no trabalho individual e de grupo:
1. Atribuição do grupo (50%)
Os alunos devem formar grupos de 3/4 alunos e trabalhar numa ideia de negócio ao longo de todo o programa, entregando devem realizar também um plano de negócios final antes da última sessão, e apresentá-lo na sala de aula.
2. Exame final individual (35%)
O exame final é obrigatório. Ao fazer o exame individual, os alunos devem obter uma nota mínima de 9,5 em 20 para ter sucesso. Os alunos não estão autorizados a consultar materiais de leitura.
3. Participação na aula (15)
A participação terá em conta a sua contribuição para a discussão na aula tanto quantitativa como qualitativamente.