
Gestão Global de Recursos Humanos
Código
2334
Créditos
3,5
Professor responsável
Rita Maria Ferreira Duarte de Campos e Cunha
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso é uma disciplina seletiva que segue o curso HRM.
O objetivo deste curso é identificar e desenvolver a consciência para os desafios específicos de gestão de pessoas em empresas multinacionais (EMN), tais como o impacto das culturas nacionais, desafia com alianças transculturais, fusões e aquisições, o impacto de estratégias internacionais das multinacionais, estratégias como as internacionais determinarem o tipo de práticas de GRH e do grau de globalização versus o ajuste local, como desenvolver um cultura corporativa global e competências de liderança globais, gestão de missões internacionais e conhecimento. Em um formato muito interativo e participativo, o curso terá discussões, leituras, ensaios e, esperançosamente, aprendizagem experiencial num ambiente internacional diversificado.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Aula 1 e 2 - Introdução ao curso e às atribuições; Introdução ao GHRM. Liderança global e desenvolvimento da equipa.
Aula 3 e 4 - Culturas nacionais. Convergência vs. Divergência em IHRM. Alianças Transfronteiras, Fusões e Aquisições Apresentação de artigos.
Aula 5 e 6 - Discussão do caso Papel da GRH na estratégia MNC. Estratégias de internacionalização, relação entre a GRH nas subsidiárias e na sede.
Aula 7 e 8 - Gestão de Desempenho e Gestão do Conhecimento em MNCs. Apresentação de artigos.
Aula 9 e 10 - Alianças, Fusões e Aquisições Transfronteiriças.
Aula 11 e 12 - Discussão do relatório individual. Apresentação do artigo Conclusão do curso.
Bibliografia
Livro:
(D,F & E) Dowling, P.; Festing, M. & Engle, A. (2008) "International Human Resource Management, Managing People in a Multinational Context", fifth edition, Thomson Learning, London, UK. Leituras necessárias para a apresentação:
(BG) Gerhart, B. (2008) "How much does national culture constrain organizational culture", Management and Organization Review, 5(2):241-259
(C et al) Capelli, P.,Singh, H., Singh, J. & Useem, M. (2010) "The India way: lessons for the U.S.",Academy of Management Perspectives, May: 6-24
(L, K & P) Lee, SJ., Kim, J. & Park, B. (2014) "Culture clashes in cross-border mergers and acquisitions: a case study of Sweden´s Volvo and South Korea´s Samsung", International Business Review, 1-14
(C, D & K) Choudary, V., Dewhurst, M. & Kahlrsagar, A. (2012) "How Western multinationals can organize to win in emerging markets", McKinsey Perspectives on Global organizations, June: 13-21
(D, P & S) Dewhurst, M., Pettigrew, M. & Srinivasan, R. (2012) "How multinationals can attract the talent they need", McKinsey Quarterly, June: 1-8
(B & L) Barsoux, JL & Lawrence, P. (1991) "The making of a French manager", Harvard Business Review, July-August: 58-67
(DC) Collings, D. (2014) "Integrating global mobility and global Talent management: exploring the challenges and strategic opportunities", Journal of World Business, 49:253-261 Leituras necessárias:
(G, D & T) Von Glinow, MA, Drost, E. & B Teagarden, M (2002) "Converging on IHRM best practices: Lessons learned from a globally distributed consortium on theory and practice", Human Resource Management, Vol. 41(1): 123-40.
(F, S & S) Farndale, Scullion & Sparrow (2010) "The role of the corporate HR function in global talent management", Journal of World Business, 45: 162-168. Outras referências de interesse:
(J, T & B) Javidan, Teagarden & Bowen (2010) "Making it overseas", Harvard Business Review, April, 109-13.
(M & DS) Maznevski & DiStefano (2000) "Global Leaders are team players: Developing global leaders through membership on global teams", Human Resource Management, 39 (2 & 3): 195-208.
(GH) Hofstede, Geert (1980) "Motivation, Leadership and Organization: Do American Theories apply abroad?" Organizational Dynamics, 42-63.
(C, C & S) Correia, M., Cunha, R.C. & Scholten, M. (2013) "Impact of M & As on organizational performance: the moderating role of HRM centrality", European Management Journal, Vol. 31: 323-332.
(NA) Adler, Nancy (1987) "Pacific Basin Managers: A Gaijin, not a woman", Human Resource Management, 26(2): 169-91.
(O, M & R) Oddou, Mendenhall & Ritchie (2000) "Leveraging Travel as a tool for global Leadership Development", Human Resource Management, 39 (2 & 3): 159-72.
(B & G) Black, JS & Gregersen, HB (1999) "The right way to manage expats", Harvard Business Review, March-April.
(JO) Osland, J. (2000) "The journey inward: expatriate hero tales and paradoxes", Human Resource Management, Vol. 39 (2 & 3): 227-38
(NK) Krupp, N. (2002) "Global Compensation Planning - Establishing and maintaining a competitive edge in the international marketplace", Compensation and Benefits Management, Spring: 54-56. RECURSOS.
Lecture slides and case studies will be provided.
Método de ensino
Uma variedade de métodos didáticos e pedagógicos serão utilizados neste curso: palestras e discussões de estudo de caso, bem como apresentações sobre trabalhos de grupo.
Método de avaliação
-Relatório de Grupo- estudos de caso (5 páginas no máximo.) 20%
-Relatório individual (2 páginas no máximo) 20%
-Papel do termo Group (12 páginas no máximo) 30%
-Exame individual (obrigatório) 30%
Cada grupo deve fazer um relato de estudos caso para a avaliação, da lista dos três estudos de caso que serão discutidos em sala de aula, marcados a negrito.
Os grupos serão atribuídos aleatoriamente. Espera-se um relatório de cinco páginas (no máximo). Para este estudo de caso, também espera-se que os grupos levem assuntos para serem discutidos para a sala de aula.
Os alunos receberão três tópicos. Os alunos precisam de escolher um dos três tópicos e escreverem um relatório individual para ser enviado por email. Este relatório é de até 2 páginas (no máximo) e deve refletir não só os seus conhecimentos sobre o tema, mas também a sua opinião individual.
Em primeiro lugar, o grupo deve selecionar uma empresa. O aluno pode tanto escolher uma PME como uma PE. Seja qual o aluno escolher, ela deve ser multinacional ou, pelo menos, internacional.
Descreva a empresa (4/5 páginas) enfocando as questões de RH que a empresa enfrenta no contexto global, ou, se o aluno não tem acesso aos reais, saber mais sobre as melhores práticas de RH de uma empresa nesta indústria.
Selecione um país novo para esta empresa entrar, de preferência um coberto pelo estudo de Hofstede.
Considere a melhor opção para a expansão internacional para que a empresa: IJV, M&A ou nova subsidiária e descreva os desafios IHRM para a opção escolhida na internacionalização.
Deve ser feita referência a questões de cultura nacionais e de outros fatores contextuais que vão afetar a sua decisão.
No seu conjunto, o relatório deve ser de cerca de 10 a 12 páginas, sendo que 12 páginas é o comprimento máximo.
O aluno pode usar várias fontes de informação distintas, a partir de livros e papéis para websites. Fazer uma referência a essas fontes, no seu relatório. Papel para ser entregue e apresentado a classe 11.
Nota: Os alunos irão avaliar os membros de seu grupo, em termos da sua contribuição para o resultado final do relato de caso do grupo e do seu papel no grupo. Esta avaliação será considerada para a nota individual em cada uma destas tarefas (15%).
O exame é obrigatório e irá se basear nos estudos de caso que irão ser dados ao aluno uma semana antes da realização do exame. Para passar de curso os aluno necessita de tirar uma nota igual ou superior a 10 valores no exame final.