Nova School of Business and Economics

Negócios Internacionais Sustentáveis

Código

2356

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Daniel Abel Monteiro Palhares Traça

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso destina-se a proporcionar futuros gestores, com a expetativa de trabalhar em ou com países em desenvolvimento, uma compreensão da realidade económica atual e as perspetivas futuras dessas nações. O curso irá abordar vários desafios de desenvolvimento enfrentados pelas nações pobres, enfocando o papel dos gestores do setor e das empresas privadas, e salientando as implicações para o desempenho das empresas. Não vai abordar em pormenor os desafios operacionais internos das corporações.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

  • Aula 1 - Desenvolvimento Global: Uma Visão Geral Histórica
  • Aula 2 - Multinacionais e Investimento Estrangeiro
  • Aula 3 - Política para o Desenvolvimento Top-Down
  • Aula 4 - Instituições e Governança
  • Aula 5 - Pobreza, Trabalho Infantil e Educação
  • Aula 6 - Do Empreendedorismo ao Emprego no Setor Privado
  • Bibliografia

    Deve ler antes da aula:

    "Aid, Debt Relief and Trade: An Agenda for Fighting World Poverty" HBS, 2007

    Leituras de Classe:

    "Think Again, Again" Ch.1 in Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, Duflo and Banerjee, MIT Press, 2011

    "Why are Countries Poor?" Ch.1 in Institutions and Development, Mary M. Shirley, Edward Elgar, 2010

    "Aid and Growth" Steven Radelet, Michael Clemens and Rikhil Bhavnani, Finance & Development, September 2005

    Método de ensino

    As aulas vão ser acerca de discussões de casos e interação constante com os alunos. A participação é obrigatória. A participação ativa e pensativa é incentivada. Os alunos são absolutamente obrigados a lerem a bibliografia e são aconselhados a fazerem o remanescente de leituras antes de cada classe para poderem participar.

    Método de avaliação

    Para serem aprovados no curso, os alunos devem obter um mínimo de 8 valores em cada uma das três principais componentes e uma média ponderada superior a 9,5 valores.

    -Flash Essays Individuais (35%): os alunos devem apresentar dois ensaios em flash (FE), individualmente. No fim das sessões 2, 3, 4 e 5, um tema relacionado com a classe e atualmente no noticiário será dado. Os alunos devem pesquisar o tema, incluindo fontes na web, e preparar um ensaio, simulando o papel de um conselheiro para uma personalidade de alto nível. Todas as fontes devem ser listadas com o relatório. O relatório é proposto uma semana após o final de cada aula, respetivamente, e é limitado a 2 páginas em espaço duplo. Os alunos devem entregar um ensaio de sua escolha entre FE 1 e 2 e outro entre FE 3 e 4. Estes serão julgados pela sua originalidade e inovação, organização, clareza da redação e da profundidade da análise e recomendações.

    -Exame Final Individual (35%): a prova final, com duração de uma hora e meia, abrange todos tópicos do curso. Assume-se que todas as leituras feitas e apostilas do curso, foram exaustivamente examinadas.

    -Grupo de estudo de caso (30%): em grupos de 3 a 4, os alunos podem preparar um estudo de caso sobre qualquer assunto amplamente relacionado com o curso. O grupo, o tema e uma breve descrição, devem ser comunicados ao aluno do respetivo curso até ao final da sessão 4.

    O relatório final deverá ser entregue antes da última sessão e é limitado a 12 páginas em espaço duplo. Este será julgado pela sua originalidade e inovação, o uso de ferramentas desenvolvidas no curso e outros recursos e, acima de tudo, a qualidade da análise e recomendações.

    Cursos