Nova School of Business and Economics

Seminário de Economia Europeia

Código

1104

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

João Amador

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O Seminário sobre Economia Europeia é um curso aplicado, superando o fosso entre os modelos de teoria económica de nível básico / intermédio e a análise da realidade da economia europeia. A economia portuguesa será utilizada como estudo de caso sempre que relevante.

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1100. Introdução à Microeconomia

- 1101. Introdução à Macroeconomia

Conteúdo

A primeira parte da disciplina aborda brevemente a história, as instituições e o processo de decisão na UE. A segunda parte do curso analisa os atuais desafios económicos na UE, com exemplos da experiência portuguesa desde meados dos anos 70. A segunda parte da disciplina analisa a lógica das diferentes políticas europeias e o seu impacto na economia europeia. A terceira parte do curso coloca ênfase em temas-chave como migração, energia e globalização.

Bibliografia

Baldwin, R. and C. Wyplosz, The Economics of European Integration, McGraw Hill. A Economia Portuguesa no Contexto da Integração Económica, Monetária e Financeira, 2009, Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. Silva Lopes, A Economia Portuguesa Desde 1960, Gradiva.

Método de ensino

As aulas são expositivas, sendo promovido o debate com os estudantes. Em diversas ocasiões ao longo do semestre as aulas são ministradas por convidados, com experiência específica nas matérias em estudo. A existência de convidados nas aulas teóricas, a elaboração de um trabalho de grupo sobre um tema aplicado e a inerente realização de entrevistas, procuram estimular a autonomia dos estudantes para a análise económica aplicada. A elaboração de um exercício de análise de conjuntura baseado em dados estatísticos recentes reforça também este objetivo.

Método de avaliação

A avaliação é composta por três blocos: i) Avaliação prática (20%), ii) Trabalho de grupo (30%) e iii) Exame final (50%).

A avaliação prática consiste em três pequenos testes de escolha múltipla para resposta na aula e num exercício de análise da conjuntura com base em informação estatística fornecida. Os trabalhos de grupo consistem na resposta quantificada a uma questão colocada pela equipa docente, discutindo-se também as lições de política. Os estudantes devem complementar a investigação individual com entrevistas a técnicos/investigadores com experiência na matéria em estudo. O trabalho de grupo é elaborado em duas etapas e os estudantes recebem orientações da equipa docente durante o processo. Os grupos de trabalho devem incluir quatro estudantes (mínimo de três e máximo de cinco). O exame final abrange todos os tópicos cobertos nas aulas.

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