Nova School of Business and Economics

Contabilidade Financeira

Código

1201

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Maria José Caldas

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

Os objectivos principais do curso são:

1. Conceitos e método contabilístico

2. Normas contabilísticas nacionais e internacionais

3. A elaboração e interpretação das demonstrações financeiras
/
4. O vocabulário contabilístico e financeiro

5. Análise económico-financeira da situação da empresa

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Objetivos, papel e utilizadores da contabilidade

2. O método contabilístico e organização do trabalho contabilístico

3. Estrutura conceptual da contabilidade

4. Normas contabilísticas

5. Demonstrações financeiras: o balanço, a demonstração de resultados e a demonstração dos fluxos de caixa

6. Reconhecimento e mensuração dos elementos das demonstrações financeiras: ativos correntes e não correntes, passivos correntes e não correntes, capital próprio, gastos e rendimentos.

7. Iniciação à análise financeira: cálculo e interpretação dos principais rácios económico-financeiros

Bibliografia

?Weygandt, Kimmel e Kieso (2015), Financial Accounting: IFRS, 3.ª edição, John Wiley & Sons
?Short, Libby e Libby (2011), Financial Accounting ? A global perspective, 8.ª Edição, McGraw Hill
?Normas Internacionais de Contabilidade (IAS/IFRS)

Método de ensino

O curso é composto por duas aulas teóricas e práticas, em igual número de horas. As teóricas focalizam-se nos aspectos de enquadramento de cada tópico e suas aplicações para situações da vida real. As aulas práticas são baseadas em exercícios e discussões de casos, a fim de proporcionar uma aplicação prática da contabilidade financeira em conceitos, ferramentas e práticas.

Durante o curso são adoptados os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:

1. Expositiva, com apresentação de quadros teóricos de referência;

2. Participativa, com análise e resolução de casos e problemas de aplicação;

3. Ativa, com a realização de trabalhos individuais;

4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como contemplado no planeamento das aulas.

Estes métodos têm como objectivo desenvolver as competências principais de aprendizagem dos alunos que permitem preencher cada um dos objectivos de aprendizagem descritos antes.

Método de avaliação

1. Na época normal de exame e na época de exame de recurso a nota final é calculada usando as seguintes ponderações:

I. Primeiro teste intermédio (20%);

II. Segundo teste intermédio (25%);

III. Exame final (50%);

IV. Participação nas aulas (5%).

Notas:

  • A avaliação da participação nas aulas é baseada na assiduidade e na contribuição ativa dos alunos nas mesmas.

  • Para aprovação na disciplina, os alunos devem obter pelo menos 9,5 (em 20) no exame final.

  • Se existir algum aluno que tenha uma falta justificada a um dos testes, terá de realizar um grupo extra no exame final e esse grupo terá a mesma ponderação na nota final do teste a que faltou.

  • Se existir algum aluno que obtenha uma classificação no exame final igual ou superior a 10 mas cuja média ponderada resulte numa média final inferior a 10, obterá a classificação final de 10.

  • Para os alunos que estão a fazer melhoria de nota, a classificação final na disciplina corresponde à maior das duas classificações:

    a. Classificação obtida através do regime de avaliação descrita no ponto 1;

    b. Classificação obtida através exclusivamente do exame final.

    Cursos