
Estratégia
Código
1207
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Afonso Almeida Costa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objectivo desta cadeira é responder a esta importante (e complexa) questão. Para tal, tentaremos identificar os principais factores que levam a persistentes diferenças de performance entre empresas, usando um conjunto integrado e diverso de ferramentas e conceitos analíticos. Iremos focar-nos em factores importantes como o papel do ambiente externo, a estrutura de indústria e concorrência; as maneiras a partir das quais as empresas podem construir uma vantagem competitiva e assim criar mais valor que a concorrência, e como as empresas podem suster uma vantagem competitiva ao longo do tempo; o papel da estratégia corporativa na definição das fronteiras de uma empresa; e a importância de alinhar estrutura e sistemas, e cultura e valores para uma execução estratégica bem sucedida.
Pré-requisitos
Mandatory Precedence:
- 1100. Introduction to Microeconomics
- 1200. Introduction to the Company
Conteúdo
0. Introdução.
1. Estratégia competitiva:
1.1. Modelos microeconómicos de interação estratégica: competição em capacidade e preços; Dinâmicas competitivas 1.2. Tamanho do mercado, estrutura da indústria, e concorrência 1.3. Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva: Criação de valor competitiva; Estratégias para construir vantagem competitiva; Inovação de valor através de Blue Ocean Strategy; Sustentabilidade de vantagem competitiva: Mecanismos; Competição na nova economia: Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva com externalidades de rede.2. Estratégia corporativa: Âmbito da empresa; Crescer ou não crescer?? Como crescer??; Integração vertical
3. Execução de estratégia: Alinhamento: Estrutura e sistemas, cultura e valores.
4. Estratégia em ação: Sessão especial: "Apresentação de um caso pelo The Boston Consulting Group".
5. Revisão.
Bibliografia
Besanko, David, David Dranove, Scott Schaefer e Mark Shanley, 2013, The Economics of Strategy, 6.ª edição, New York: John Wiley and Sons.
Método de ensino
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do Exame Final deve representar entre 30% e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, Teste Intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em aula (Exame Final, Teste Intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A avaliação tem por base o Exame Final (40%) e componentes de avaliação contínua durante o semestre. Estas componentes são o Teste Intermédio (20%), a composição escrita (20%) e a apresentação (15%) da análise de caso, e participação individual dos alunos nas discussões durante as sessões (5%).
NOTA IMPORTANTE: Os estudantes têm de ter uma nota de pelo menos 9,5 (em 20) no Exame Final para passar a cadeira.
NOTA IMPORTANTE 2: A ponderação da nota final apresentada acima será aplicada ao primeiro Exame Final feito, seja durante a Época Normal ou a Época de Recurso. Todavia, estudantes que queiram anular o Exame de Época Normal para fazer o Exame de Época de Recurso com uma ponderação de 100 por cento poderão enviar um email para o assistente da cadeira mencionando esse facto até 30 de maio.
NOTA IMPORTANTE 3: O plágio é considerado uma ofença muito grave pela escola. Em concordância com esse princípio, qualquer instância de plágio detetada - seja no Teste Intermédio ou nos Exames Finais, ou nas composições escritas e apresentações das análises de caso - será punida severamente.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua: Teste Intermédio (20%) e a apresentação (15%) da análise de caso; Participação individual dos alunos nas discussões durante as sessões (5%).
Ponderação do Exame Final:40%.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua caso o Exame não conte 100%: O mesmo peso que na Época Normal
Ponderação do Exame Final: 40% ou 100%.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua: 0%,
Ponderação do Exame Final: 100%
Ponderação dos elemntos de avaliação contínua: 0%
Ponderação do Exame Final: 100%.