
Finanças Públicas
Código
2177
Créditos
3,5
Professor responsável
Ana Fontoura Gouveia
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso irá dotá-lo com as ferramentas para entender a economia da tributação: por que temos impostos Quais são as suas consequências Existem impostos melhores do que outros Existem melhores formas de projetar impostos O curso não lida com as razões para a intervenção do governo (foram aprendidas em sua maioria na Análise Política Macroeconómica: falhas de mercado, bens públicos e externalidades), nem com o lado da despesa do setor público (existem vários cursos dedicados a isso: educação, saúde, pobreza).
Nós vamos lidar com questões de política atualmente importantes que que o aluno poderá notar quando abrir um jornal: como o governo deve levantar um determinado montante de impostos Quais são as consequências da eficiência e da equidade da política fiscal Quais são os principais desafios no desenho de impostos Como são as responsabilidades fiscais e de despesas do governo localizados entre os diferentes níveis de governo no nosso mundo dos níveis de governo com múltiplas camadas (local, nacional, supranacional) Vamos discutir questões de coordenação e de concorrência, que também são muito comuns nos debates políticos de hoje em dia.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
O curso não aborda as razões da intervenção governamental (principalmente aprendidas em Análise de Políticas Microeconômicas: falha de mercado, bens públicos e externalidades), nem com o lado das despesas do setor público (há vários cursos dedicados a isso: educação, Saúde, pobreza).
Vamos lidar com questões de política atualmente importantes que você encontrar quando você abrir um jornal: como o governo deve levantar uma determinada quantidade de impostos? Quais são as consequências de eficiência e de equidade da política fiscal? Quais são os principais desafios na concepção dos impostos? Como são as responsabilidades fiscais e de despesas do governo alocadas em todos os níveis governamentais em nosso mundo de níveis de governo multi-camadas (local, nacional, supra-nacional)?
Bibliografia
The course will be based on selected charapters of:
Lecture slides, problem sets and all the relevant material for the course is available on Moodle.
Método de ensino
Reuniremos duas vezes por semana para classes de 80 min. As aulas são dedicadas à apresentação do material pelo instrutor e à discussão e apresentação de tópicos de políticas pelos alunos.
Dois conjuntos de problemas para levar para casa permitirão aos alunos aprender os conceitos e a modelagem analítica das questões.
Os alunos terão que ler os documentos relevantes sobre a política e escrever um relatório sobre um deles - isso lhes permitirá treinar sua capacidade de análise crítica e derivar as implicações políticas de seus conhecimentos.
Além disso, espera-se que cada aluno contribua para o blog https://novaworkboard.wordpress.com/, o blog dos alunos da Nova Econ. Haverá um total de 2 contribuições ao longo do prazo.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO
Análise do papel
Relatório crítico sobre um documento político relevante (lista circula na primeira classe)
Blogging (15%)
Duas contribuições para o blog dos alunos do Econ Master http://novaworkboard.wordpress.com
Dois conjuntos de problemas em casa (15%) - atribuição de grupo
Exame final (50%)