Nova School of Business and Economics

Governação corporativa

Código

2217

Créditos

3,5

Professor responsável

Duarte Pitta Ferraz

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é fornecer uma perspectiva aplicada sobre como criar valor determinando os arranjos de governança corporativa. Ele se baseia em palestras e em discussões de classe dos tópicos atribuídos. Espera-se que os alunos participem intensamente nas discussões, que estejam totalmente preparados para a aula, tendo coberto todas as leituras e discutido cuidadosamente os estudos de caso designados pela Harvard Business School.

As perguntas que o curso abordará são as seguintes: O que os investidores querem sobre decisões de governança corporativa? Quais as modalidades de governação que são úteis para a criação de valor e a garantia de valor para os investidores, nomeadamente através de Administradores Não-Executivos? Que países oferecem melhores mecanismos de governança que permitam aos empresários e às empresas levantar mais capital e financiamento? Como os gestores devem ser incentivados e compensados? Deve um investidor vender suas ações se infeliz com a empresa ou se tornar um ativista? Como os acionistas, obrigacionistas e partes interessadas em geral vêem a governança, eo que acontece em aquisições não solicitadas? O curso também destaca lições de falhas recentes na governança.

O programa incluirá 3 Palestrantes convidados envolvidos na governança corporativa, nomeadamente a NED de várias empresas: Pedro Rebelo de Sousa, MP & CEO da SRS - Sociedade de Advogados e Presidente do IPCG, Maria João Carioca, Nova SBE Alumni & CEO da EURONEXT, e Alexandra Abreu Loureiro, Managing Director de Brunswick, Reino Unido. Consulte a seção "CONTEÚDO DO CURSO E CONFERENTES DE HÓSPEDES" para as datas programadas.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Empresas e Governamento Corporativo

2. Conselho de Administração e Conselho Fiscal

3. Terceiros

4. Acionistas

Bibliografia

Os objetivos foram selecionados com base na avaliação do instrutor sobre a relevância da questão ea adequação ao perfil dos Alunos com probabilidade de se inscreverem. Qualquer um dos seguintes manuais de governança corporativa e documentação pode ser usado para fornecer informações extras sobre os diferentes tópicos, dependendo do interesse dos Alunos. O curso não segue nenhum livro particular. Os slides que suportam as aulas, os estudos de caso discutidos eo material distribuído são suficientes para o Exame Final.
Principal

  • Slides do curso por Duarte Pitta Ferraz  Copyright 2016
  • Apresentações dos oradores convidados
  • Estudos de caso incluídos no Syllabus

  • Livros e Papéis

  • Robert Monks e Nell Minow, Governança Corporativa, 5ª Edição, John Wiley and Sons (2011)
  • Brian Coyle, Fundamentos da Governança Corporativa, ICSA Publishing, 2ª Edição (2012)
  • Kenneth A. Kim e John R. Nofsinger, Governança Corporativa, terceira edição, Person International Edition (2010)
  • Andrew & Nada Kakabadse. Liderando o Conselho - As seis disciplinas de um presidente de classe mundial. Reino Unido: Palgrave (2008)
  • John Harper. Presidir o Conselho - Um guia prático de atividades e responsabilidades. UK: Página de Kogan (2007)
  • Tobias E. Carlisle. Deep Value - Por que investidores ativistas e outros contrarians lutam pelo controle de empresas perdedoras. Hoboken, Nova Jérsei: Wiley (2014)
  • Martin Webster. O Manual de Diretores - Suas funções, responsabilidades e responsabilidades. Reino Unido: Pinsent Masons (2010)
  • Chris Pierce. Governança Corporativa na União Européia - Análise país a país das práticas de governança corporativa. Reino Unido: Serviços de Governança Global (2010)
  • Lopes, I.T., Pitta Ferraz, D., e M. M. Martins (2016). "A Influência da Diversidade de Conselhos sobre a Rentabilidade: uma visão geral em toda a Iberian Non-financial listed companies", Corporate Ownership & Control, Vol. 13, Edição 2-C2, págs. 455-461. Publicado em fevereiro de 2016.
  • Lopes, I.T. E Pitta Ferraz, D. (2016) "O valor dos intangíveis e da diversidade nos conselhos que olham para os retornos futuros econômicos: provas de organizações empresariais ibéricas não-financeiras", Int. J. Excelência Empresarial, em breve.
  • Método de ensino

    O curso envolve palestras, discussões em sala de aula e discussões de casos, bem como palestrantes especialistas em governança corporativa. Palestras e discussões são baseadas em leituras e casos pré-atribuídos. Os alunos irão organizar-se em grupos de 4/5 pessoas.

    Cada grupo deve preparar uma resposta por escrito para todas as questões do caso. Os grupos serão selecionados aleatoriamente na classe para cada discussão; Um grupo será designado para apresentar o estudo de caso e outro (ou dois) discutirá a apresentação oral do primeiro grupo.

    Método de avaliação

    AVALIAÇÃO

    As notas serão baseadas no seguinte:

  • Tópicos para Estudantes (50%): 7 de Outubro - Prazo final: 24 de Outubro de 2016
  • Projeto de equipe (30%) - 4/5 Tópicos a serem entregues com antecedência;
  • Estudos de caso: ponderação de 20% (10% cada)
  • Participação da turma (10%)
  • Cursos