
Finanças Empresariais e Capital de Risco
Código
2220
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
null
Professor responsável
Francisco Queiró
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso é dedicado a novos financiamentos de risco e ao capital de risco. Destina-se a preparar os alunos para analisar de alto crescimento em estágio inicial ventures da perspetiva de um financiador.
O nosso objetivo é explorar, por norma, o financiamento de risco que difere do financiamento tradicional corporativo, para analisar diferentes fontes possíveis de fundos em fases sucessivas, entender as caraterísticas dos novos empreendimentos de sucesso, ter uma crítica panorâmica de planos de negócio e de entender os drivers de valor e de técnicas de avaliação para ventures. Além disso, o nosso objetivo é entender como a indústria de capitais de risco funciona e em especial as caraterísticas dos seus investimentos, incluindo técnicas para alinhar os interesses entre as partes, formas de valores mobiliários em causa e as "folhas termo" complexas relacionadas com o capital de risco financeiro.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Seguiremos o caminho de uma startup desde a fundação através dos estágios do novo financiamento de risco. O curso será estruturado em torno de três módulos.
Vender o risco vs IPO vs ficar privado. Por favor, note que o curso pressupõe o conhecimento de ferramentas padrão de finanças corporativas.
Bibliografia
Livro principal:
-Smith, Janet, Bliss, Richard and Smith, Richard Entrepreneurial Finance: Strategy, Valuation and Deal Structure, Stanford University Press, 2011.
Outros livros relevantes:
-Arundale, Keith Raising Venture Capital in Europe, Kogan Page, 2007.
-Bussgang, Jeffrey Mastering the VC Game, Portfolio, 2010.
-Carver, Lorenzo Venture Capital Valuation, Wiley, 2012.
-Vinturella, John and Erickson, Suzanne, Raising Entrepreneurial Capital, Elsevier, 2004.
-Wilmerding, Alex Term Sheets & Valuations, Aspatore Books, 2006.
Método de ensino
Os alunos deverão:
assistir às aulas e participar ativamente das discussões
preparar a análise de empresas que fazem apresentações em sala de aula
se ativamente envolvido na análise do grupo de estudos de caso
apresentações produzir por estudos de caso
Método de avaliação
Trabalho de Grupo sobre estudos de caso (30%)
Participação nas aulas (20%)