Nova School of Business and Economics

Análise de Demonstrações Financeiras

Código

2222

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

3,5

Professor responsável

Francisco Martins/Xanthi Gkougkousi

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Com uma bolha do mercado de ações e uma crise financeira na nossa história recente, houve chamadas crescentes para "retomar os fundamentos". Este é um curso sobre a análise fundamental.

O principal objetivo é a avaliação de capital, com o foco no desenvolvimento e na aplicação de métodos de avaliação de empresas usando demonstrações financeiras.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

O curso tem um foco prático. Os métodos de análise fundamental serão examinados ao pormenor e aplicados em casos e projectos envolvendo empresas cotadas.

Os tópicos incluem modelos de valor para o acionista, uma comparação entre a contabilidade de exercício e as abordagens de fluxo de caixa descontado para a avaliação, a análise de rentabilidade, crescimento e geração de valor numa empresa, o diagnóstico da qualidade contábil, a previsão de lucros e fluxos de caixa, e o planeamento e determinação de relações preço/lucro (P/E) e mercado/livro (P/B).

Bibliografia

O livro utilizado: "Financial Statement Analysis and Security Valuation," by Penman S. H., 5th edition, 2013, McGraw-Hill.

O curso requer algum conhecimento de contabilidade financeira e finanças. Qualquer aluno pode ter que rever um livro introdutório de finanças corporativas e/ou contabilidade durante o curso. As clínicas contábeis no site do livro oferecem uma boa visão geral dos conceitos contábeis importantes.
RECURSOS

Outros livros sobre análise e avaliação de dados são:

  • "Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies," Koller, T., Goedhart, M., and Wessels, D., 5th Edition, 2010, McKinsey & Company Inc. (good introduction to valuation)
  • "Business Analysis and Valuation: IFRS Edition," by Palepu K., Healy P., and Peek E., 3rd Edition, 2013, South-Western.
  • "Financial Reporting, Financial Statement Analysis, and Valuation: A Strategic Perspective," by Wahlen, J., Baginski, S., and Bradshaw, M., 8th Edition, 2014, Southwestern Publishing.
  • "The Analysis and Use of Financial Statements," by White G., Sondhi A., and Fried D., 3rd Edition, 2004, Wiley.

  • Os materiais relevantes, como slides do PowerPoint e planilhas úteis, serão postados no Moodle durante o curso.

    Método de ensino

    A frequência na aula é opcional, mas fortemente recomendada. Espera-se que todos os alunos participem ativamente, tanto durante o horário de aula como na sua preparação.

    Através de uma abordagem de ensino que mistura palestras, incluindo palestras com convidados, discussões de turma e atribuições, todos os alunos serão desafiados a desenvolver habilidades críticas e a construir o conhecimento necessário para realizar a avaliação de negócios.

    Método de avaliação

    A nota final incluirá os seguintes elementos:

  • Exame final: 50%
  • Atribuições individuais: 20%
  • Atribuição de grupo: 30%

  • O exame final é obrigatório e abrangente. Os alunos não podem consultar qualquer material durante o exame final. Não há exigência mínima para o exame.

    Cursos