
Avaliação Corporativa
Código
2239
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Maria do Rosário Campos Silva André Gouveia
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso é projetado para treinar os participantes na avaliação de ações de empresas e na avaliação das principais componentes do valor de uma empresa. Ao longo do curso, os alunos irão rever os modelos de avaliação alternativos, sua utilidade e algumas questões práticas relativas à sua aplicação.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Principais tópicos abordados no curso:
I. Cálculo de fluxos de caixa para fins de avaliação. Tradução de desempenho de uma empresa num fluxo de fluxos de caixa.
II. Estimativa do desempenho a curto e longo prazo (orçamento de capital) de uma empresa, para instituições industriais e financeiras - nomeadamente, o que pode afectar o seu potencial a longo prazo para a criação de valor e a sua perspectiva de crescimento.
III. Identificação das fontes de risco. Relacionar o risco com o retorno exigido. Exemplos práticos de custo de oportunidade da dívida e custo do capital próprio.
IV. Métodos alternativos de avaliação: DCF, FTE, EVA, NAV, Multiples, entre outros.
V. Casos específicos de avaliação, quando não há comparáveis directos: Empresas em países em desenvolvimento, empresas privadas (dívida não transacionada, acções não transacionadas).
VI. Avaliação de empresas com várias unidades de negócio e operando em diversas geografias e que trabalham com várias moedas.
Bibliografia
- T. Koller, M. Goedhart, and D. Wessels, Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, McKinsey & Company, John Wiley & Sons, 5th ed.
- J. Berk, and P. DeMarzo, Corporate Finance, Pearson, 3rd ed.
Método de ensino
O curso terá 12 sessões (1h20m cada, duas vezes por semana). O curso contará com a participação ativa dos alunos, tanto em sala de aula tanto na sua preparação. Antes de cada sessão, serão apresentados, aos alunos, os temas a discutir na sessão seguinte, que contém materiais e algumas atribuições simples de leitura para se preparar e discutir-se em aula. Durante as aulas o instrutor irá explicar os temas e analisará com o alunos algumas maneiras de resolver as atribuições, comparar os resultados e as teorias, e avaliar a utilidade e as premissas por trás de cada abordagem. Cada sessão vai acabar com conclusões sobre os temas discutidos. Para cada tema principal, serão dados aos alunos, trabalhos individuais para consolidarem o que foi aprendido em aula.
Método de avaliação
A classificação final será o resultado de:
- 3 trabalhos individuais: (5% cada, em conjunto 15%) - Essas atribuições consistem em um conjunto de exercícios de curta duração e dos problemas relacionados com temas discutidos em sala de aula.
- Trabalhos de grupo (20%)- O grupo de trabalho consiste na avaliação de uma empresa real ou de um projeto (a ser definido posteriormente pelo instrutor) e destina-se a encerrar principais temas do curso.
Cada grupo vai entregar um máximo de 5 páginas e relatar a valorização da planilha do Excel com todos os cálculos. Cada grupo terá um máximo de 4 alunos.
- Exame Final Escrito (65%)- o exame final é obrigatório. Os alunos devem obter uma marca mínima de 9,5/20. O exame final é de livro fechado, com exceção de uma folha A4 de lado duplo.