Nova School of Business and Economics

Avaliação Corporativa

Código

2239

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Maria do Rosário Campos Silva André Gouveia

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso é projetado para treinar os participantes na avaliação de ações de empresas e na avaliação das principais componentes do valor de uma empresa. Ao longo do curso, os alunos irão rever os modelos de avaliação alternativos, sua utilidade e algumas questões práticas relativas à sua aplicação.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Principais tópicos abordados no curso:

I. Cálculo de fluxos de caixa para fins de avaliação. Tradução de desempenho de uma empresa num fluxo de fluxos de caixa.

II. Estimativa do desempenho a curto e longo prazo (orçamento de capital) de uma empresa, para instituições industriais e financeiras - nomeadamente, o que pode afectar o seu potencial a longo prazo para a criação de valor e a sua perspectiva de crescimento.

III. Identificação das fontes de risco. Relacionar o risco com o retorno exigido. Exemplos práticos de custo de oportunidade da dívida e custo do capital próprio.

IV. Métodos alternativos de avaliação: DCF, FTE, EVA, NAV, Multiples, entre outros.

V. Casos específicos de avaliação, quando não há comparáveis directos: Empresas em países em desenvolvimento, empresas privadas (dívida não transacionada, acções não transacionadas).

VI. Avaliação de empresas com várias unidades de negócio e operando em diversas geografias e que trabalham com várias moedas.

Bibliografia

- T. Koller, M. Goedhart, and D. Wessels, Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, McKinsey & Company, John Wiley & Sons, 5th ed.
- J. Berk, and P. DeMarzo, Corporate Finance, Pearson, 3rd ed.

Método de ensino

O curso terá 12 sessões (1h20m cada, duas vezes por semana). O curso contará com a participação ativa dos alunos, tanto em sala de aula tanto na sua preparação. Antes de cada sessão, serão apresentados, aos alunos, os temas a discutir na sessão seguinte, que contém materiais e algumas atribuições simples de leitura para se preparar e discutir-se em aula. Durante as aulas o instrutor irá explicar os temas e analisará com o alunos algumas maneiras de resolver as atribuições, comparar os resultados e as teorias, e avaliar a utilidade e as premissas por trás de cada abordagem. Cada sessão vai acabar com conclusões sobre os temas discutidos. Para cada tema principal, serão dados aos alunos, trabalhos individuais para consolidarem o que foi aprendido em aula.

Método de avaliação

A classificação final será o resultado de:
- 3 trabalhos individuais: (5% cada, em conjunto 15%) - Essas atribuições consistem em um conjunto de exercícios de curta duração e dos problemas relacionados com temas discutidos em sala de aula.
- Trabalhos de grupo (20%)- O grupo de trabalho consiste na avaliação de uma empresa real ou de um projeto (a ser definido posteriormente pelo instrutor) e destina-se a encerrar principais temas do curso.

Cada grupo vai entregar um máximo de 5 páginas e relatar a valorização da planilha do Excel com todos os cálculos. Cada grupo terá um máximo de 4 alunos.
- Exame Final Escrito (65%)- o exame final é obrigatório. Os alunos devem obter uma marca mínima de 9,5/20. O exame final é de livro fechado, com exceção de uma folha A4 de lado duplo.

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