
Seminário de Gestão
Código
2300
Créditos
3,5
Professor responsável
Carlos Alberto Alves Marques
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O Seminário de Gestão tem como objetivo introduzir os estudantes de mestrado às práticas de marketing nas empresas, nomeadamente as "melhores práticas" em diferentes setores de actividade, em ordem:
-Para promover o conhecimento sobre a diversificação de práticas de marketing;
-Para aplicar e enfrentar o aprendizado académico com empresas reais e práticas contextos;
-Para desenvolver perspetivas críticas e analíticas em relação às contingências do marketing;
-Para desafiar os alunos a gerarem ideias novas e inovadoras que possam caber em práticas de marketing;
-Para fornecer uma visão global e integrada de planos de marketing, sua implementação e resultados.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Bibliografia
RECURSOS.
Daft, R.L. & Samson, D. (2015) - Management. NY: The Dryden Press (5th Ed.)
Kotler, P. & Keller, K. (2007) - Marketing Management. NJ.: Pearson Prentice Hall (3rd Ed.) Grant, R.M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ. (5th Ed.)
Chase, R., Jacobs, F, & Aquilano, N. (2006) - Operations Management for Competitive
Noe et al. (2010) - Fundamentals of Human Resource Management. Boston: McGraw-Hill (3rd Ed.)
Método de ensino
Durante o Seminário, os alunos têm a oportunidade de ser introduzidos a uma "melhor prática de gestão" de uma empresa/organização de referência. A sessão conduzida por um gerente de topo segue a estrutura abaixo:
1. Contexto empresarial e organizacional
2. A empresa/organização apresenta a sua estratégia de gestão ou certas características das suas finanças, operações, recursos humanos e/ou práticas de marketing
3. A corporação apresenta a implementação das práticas e discute as lições aprendidas
4. Os alunos são convidados a pensar sobre as práticas e apresentar a sua própria perspectiva através de um relatório escrito e individual
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode ser de entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir na participação na aula, exames de meio termo, testes na sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita na aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.
O Seminário não será validado se os alunos perderem mais de UMA SESSÃO.
No final das Sessões (das 21h00 às 22h00), cada aluno faz um pequeno Relatório (1 página). O Relatório da Sessão está estruturado de acordo com:
1. Os principais problemas analisados;
2. Os pontos fortes do caso ou práticas;
3. As recomendações para melhorias e/ou sugestões.
A nota final do Seminário de Gestão leva em consideração: