Nova School of Business and Economics

Seminário de Gestão

Código

2300

Créditos

3,5

Professor responsável

Carlos Alberto Alves Marques

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O Seminário de Gestão tem como objetivo introduzir os estudantes de mestrado às práticas de marketing nas empresas, nomeadamente as "melhores práticas" em diferentes setores de actividade, em ordem:
-Para promover o conhecimento sobre a diversificação de práticas de marketing;
-Para aplicar e enfrentar o aprendizado académico com empresas reais e práticas contextos;
-Para desenvolver perspetivas críticas e analíticas em relação às contingências do marketing;
-Para desafiar os alunos a gerarem ideias novas e inovadoras que possam caber em práticas de marketing;
-Para fornecer uma visão global e integrada de planos de marketing, sua implementação e resultados.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

  • Promover o conhecimento sobre as práticas de gestão diversificadas;
  • Aplicar e confrontar a aprendizagem académica com contextos de empresas reais e práticas;
  • Desenvolver perspectivas críticas e analíticas em relação às contingências gerenciais;
  • Para desafiar os alunos a gerar ideias novas e inovadoras que se possam adaptar às práticas de gestão;
  • Fornecer uma visão global e integrada das estratégias de gestão, planos, implementação e resultados.
  • Bibliografia

    RECURSOS.

  • Geral:
  • Daft, R.L. & Samson, D. (2015) - Management. NY: The Dryden Press (5th Ed.)

  • Complementar :
  • Kotler, P. & Keller, K. (2007) - Marketing Management. NJ.: Pearson Prentice Hall (3rd Ed.) Grant, R.M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ. (5th Ed.)

    Chase, R., Jacobs, F, & Aquilano, N. (2006) - Operations Management for Competitive

    Noe et al. (2010) - Fundamentals of Human Resource Management. Boston: McGraw-Hill (3rd Ed.)

    Método de ensino

    Durante o Seminário, os alunos têm a oportunidade de ser introduzidos a uma "melhor prática de gestão" de uma empresa/organização de referência. A sessão conduzida por um gerente de topo segue a estrutura abaixo:

    1. Contexto empresarial e organizacional

    2. A empresa/organização apresenta a sua estratégia de gestão ou certas características das suas finanças, operações, recursos humanos e/ou práticas de marketing

    3. A corporação apresenta a implementação das práticas e discute as lições aprendidas

    4. Os alunos são convidados a pensar sobre as práticas e apresentar a sua própria perspectiva através de um relatório escrito e individual

    Método de avaliação

    O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode ser de entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir na participação na aula, exames de meio termo, testes na sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita na aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.

    O Seminário não será validado se os alunos perderem mais de UMA SESSÃO.

    No final das Sessões (das 21h00 às 22h00), cada aluno faz um pequeno Relatório (1 página). O Relatório da Sessão está estruturado de acordo com:

    1. Os principais problemas analisados;

    2. Os pontos fortes do caso ou práticas;

    3. As recomendações para melhorias e/ou sugestões.
    A nota final do Seminário de Gestão leva em consideração:

  • Participação nas aulas (30%)
  • Relatórios Individuais (70%)
  • Cursos