
Comunicação Integrada no Marketing
Código
2337
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Jorge Manuel Naves Velosa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso aborda temas de Marketing Integrado, abordando o mundo digital, voltados para alunos que já estudaram Marketing. O nosso objetivo é apresentar as principais teorias, ideias e práticas de comunicações do Marketing (Publicidade e Promoção), com o tema central de oferecer benefícios aos clientes e desenvolver suas habilidades no desenvolvimento e implementação de um Programa de Comunicação Estratégica de Campismo.
Os programas integrados de comunicações de marketing seguem um processo de planeamento estratégico e são executados através de táticas de implementação. Seguiremos a sequência descrita abaixo no nosso tratamento de Comunicações (A&P).
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Visão geral dos objetivos de publicidade e promoção de marketing;
2. Seleção de público-alvo, objetivos de ação e compreensão do cliente;
3. Objetivos de comunicação e posicionamento da marca;
4. Para o fazer funcionar é necessário: Estratégia Criativa e Execução;
5. Estratégia de mídia num ambiente digital;
6. Acompanhamento e avaliação de campanhas;
7. Integrar Publicidade e Promoção.
Bibliografia
RECURSOS.
O material para o curso está disponível no programa em dois níveis: Leituras recomendadas e leituras adicionais (para aqueles alunos que gostariam de entrada extra) livros de texto mais usados irão incluir:
- Larry Percy & Richard Elliott (2016), Strategic Advertising Management, 5th ed. Oxford University Press
- Sunil Gupta, Joseph Davin (2015), Digital Marketing, Core Curriculum Reading, Harvard Business Publishing
- Jill Avery, Thales S. Teixeira (2016), Marketing Communications, Core Curriculum Reading, Harvard Business Publishing
- John Rossiter & Larry Percy (1997), Advertising and Promotion Management 2nd ed. New York, McGraw Hill
- John R. Rossiter and Steve Bellman (2005), Marketing Communications, theory and applications, Pearson Prentice Hall Australia
- Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens, Jori Van den Bergh (2013) Marketing Communications, a European Perspective, 5th ed. FT Prentice Hall
Método de ensino
O curso será uma mistura de teoria, casos e discussões. Uma abordagem prática do assunto será usada com muitos exemplos e materiais do campo.
Espera-se um alto envolvimento do aluno nas discussões na sala de aula e recomendações do caso prático e deve ser acompanhado por uma minuciosa preparação de casos e leituras que estão disponíveis através do programa e materiais da aula que podem ser adquiridos online via moodle. Para os casos, as questões de discussão também estarão disponíveis. O material baseado na web inclui as apresentações da aula, juntamente com as leituras recomendadas e adicionais: o curso permite que aqueles que desejam explorar o tema o possam fazer através de material extra e conselhos e encorajamos todos os alunos a fazer isso.
Durante o prazo, os alunos serão obrigados a preparar, em equipas de até cinco, um Plano de Comunicações (A&P), que será apresentado. As equipas devem envolver estudantes de mais de uma nacionalidade, género e de diferentes origens (por exemplo, uma universidade anterior), e defeni-los-emos imediatamente após a primeira turma. Durante o curso, os alunos são obrigados a entregar várias atribuições individuais. Estes serão referenciados no programa detalhado.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir na participação na aula, exames de meio termo, testes na sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita em aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%. Não há exame final neste curso.
40% Avaliação individual do grupo de planos de comunicação (A&P), incluindo uma avaliação por pares (20% do grau devido à versão preliminar da apresentação em powerpoint).
20% Atribuições/write-ups - relatórios individuais. Os write-ups ou atribuições são estritamente individuais. Qualquer plágio será tratado de forma restrita e os infratores serão punidos de acordo com as regras da Universidade.
20% Avaliação de participação na aula - selecionaremos os alunos para discutir casos durante as sessões. A ausência injustificada a qualquer discussão de caso significará um grau zero para a participação dessa classe. As notas de participação na aulas serão baseadas na sua contribuição positiva para a discussão nas sessões com notas de A (=17), B (=14), C (=8) to D (=0).
20% Testes pequenos a meio do perodo (quiz) - 1 hora, programado fora da aula, para o XX de outubro 2016 (8:15 AM). O plano de Comunicações (A&P) deve ser concluído durante o prazo. Os grupos terão que apresentar um rascunho de apresentação do plano (uma versão preliminar da apresentação do plano no powerpoint) até o AA de outubro de 2016. Nas datas a serem definidas, os grupos apresentarão o plano e entregarão o relatório final até o ZZst de outubro até 9:00 AM. Tanto o projecto de apresentação como o relatório final devem ser entregues através do moodle, e o relatório final também deve ter uma cópia impressa deixada à minha atenção na recepção do Campus de Campolide nos prazos acima mencionados. As apresentações envolverão todos os elementos da equipa e terão duração de 45min, incluindo 30 min para apresentação e 15min para perguntas.