
Estratégia de Marketing Internacional
Código
2339
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Luís Filipe Costa Lages
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Estratégia de Marketing Internacional é um curso de marketing avançado. Os alunos devem aprender acerca da gestão internacional e sobre como trazer um produto para um novo mercado internacional.
Potencial de crescimento do mercado está muitas vezes fora do mercado doméstico. Quando falamos de produtos internacionais, empresas e clientes, falamos simultaneamente em termos globais e locais. As organizações estão cientes efeitos da globalização, mas ao mesmo tempo, os hábitos locais representam um desafio fundamental. De um ponto de comercialização mais panorâmico, a globalização apresenta organizações com oportunidades e desafios como executivos tentados decidirem se vão ou não oferecer os seus produtos e serviços em todos os lugares. O curso de Estratégia de Marketing Internacional se concentra em marketing e inovação através do mercado internacional, mas para além disso, este aborda uma vasta gama de aspectos de negócio, sobre como definir e resolver um determinado problema, com uma solução positiva concreta.
Os alunos devem aplicar o conhecimento a partir do marketing de cursos introdutórios, bem como para aplicar a criatividade em trazer um produto (ou seja, um bem, serviço ou ideia) para o mercado mundial. Diferentes técnicas podem ser implementadas por alunos que se aproximem de mercados internacionais, enquanto buscam satisfazer necessidades globais e locais.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Introdução ao IMS e à VCW
Definição e decisão do problema
Sessão de impressão: VCW na vida real - exemplos, aplicações, etc
Orador(es) convidado(s)
Criação de equipes
Validação com os "clientes"
Exercício VCW
IMS Fair
Sessão de Feedback e esclarecimento sobre dúvidas p>
Oradores convidados
Apresentações da equipe final
Avaliação por pares
Bibliografia
Brooke, B. (2012). A arte de desenvolver verdadeiramente líderes globais. Harvard Business Review, 90 (11), 34.
Caro, Felipe (2011). Zara: Ficar rápido e fresco. UCLA. Caso-estudo 612-006-1.
Chu, M. (2012). Jogue-o seguro em casa, ou tomar um risco no exterior? HBR, 90 (1-2), 145-149.
Fetscherin, M. et al. (2012). Na China? Escolha seu nome de marca com cuidado. HBR, 90 (9), 26.
HBR (2012). A vitalidade das cidades, Harvard Business Review, 90 (12), 30-31.
Shuibo, X., & Tianbing, Z. (2011). Clash cultural na sala de reuniões. HBR, 89 (9), 129-133. Livro de texto recomendado:
W. Keegan & M. Green (2013), Marketing Global, 6thed. Prentice Hall, Pearson Prentice Hall.
Método de ensino
As aulas vão ser muito práticas e serão compostas por discussões sobre desenvolvimento do mercado (produtos/serviços/ideias/causas), a fim de torná-los bem sucedidos no mercado internacional. As aulas serão inteiramente reservadas para a discussão do projeto final. Os alunos deverão estar proativamente comprometidos com o desenvolvimento dos projetos de trabalho e participarem da aula. A fim de fornecer conselhos práticos e para ajudar os alunos a iniciarem um caminho de marketing internacional de sucesso, vão ser usados exemplos e vídeos. O objetivo, não é o de seguir uma "abordagem orientada para a produção" seguida de capítulos sequenciais de um livro didáctico, o objetivo final é chegar a soluções para resolver os problemas, recorrendo-se a uma "abordagem personalizada e orientada para o mercado", em que constantemente se ajusta a aula para os alunos.
Como tal, este curso será constantemente ajustado ao ritmo necessário, e vai se passar o tempo a discutir questões críticas sobre os temas dos grupos.
Em conclusão, a estrutura de cada classe vai depender de vários fatores, tais como a sua preparação, os pedidos relativos à aula, as suas experiências atuais, o grau de interação da turma, e os temas em que a turma pode ser mais interessada.
Método de avaliação