Nova School of Business and Economics

Modelagem de Decisões Comerciais

Código

2346

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Sofia Margarida Fernandes Franco

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Os gerentes normalmente tentam encontrar planilhas naturais, intuitivas e plataformas user-friendly para organizar informações e realizar o que se analisa. As folhas de cálculo tornaram-se, portanto, ferramentas indispensáveis ​​da análise empresarial moderna. Este curso focar-se-á na estruturação, análise e resolução de problemas de decisão gerencial em planilhas do Excel.

A análise de risco (como incorporar a incerteza em parâmetros de problema), análise de decisão (como sintetizar uma sequência de decisões envolvendo incerteza), análise de dados (como resumir os dados disponíveis em informações úteis) e previsão (como extrapolar os dados passados ​​para o futuro).

Em cada área, consideraremos problemas de decisão gerenciais específicos, iremos moldar esses problemas em planilhas do Excel, analisaremos e resolveremos os modelos usando comandos, funções, ferramentas e complementos disponíveis do Excel e estudaremos as interpretações económicas das soluções obtidas.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

A estrutura do curso é:
1. Introdução
2. Introdução à Modelagem
3. Modelos lineares de programação
4. Análise de Sensibilidade
5. Modelos de rede
6. Modelos de Otimização com variáveis inteiras
7. Modelos de otimização não-lineares
8. Modelos de previsão
9. Introdução à Simulação de Modelagem
10. Modelos de Simulação Monte Carlo

Bibliografia

Há somente um livro necessário para este curso: Albright, S.C. e Winston, W.L., "Management Science Modeling ", 3ª ou 4ª edição estão OK, Cengage Learning. Capítulos: 1, 3-7, 11 e 12.

Os alunos não devem esperar que o instrutor anote notas de aula sobre cada tópico e publique-os no moodle ou que os envie por e-mail. No entanto, em cada aula, o instrutor irá destacar o material que o mesmo sente mais importante ou que é conceitualmente difícil, onde pode fornecer uma explicação alternativa ou modelagem para complementar a apresentação do livro. Este é um curso muito prático/interativo e os alunos devem participar nas palestras e tomar as suas próprias notas. Sempre que necessário, o instrutor fornecerá algumas leituras adicionais. Os alunos devem sempre ler os capítulos sobre os tópicos discutidos em aula.

Método de ensino

Classificação Final

A nota do curso será baseada nas tarefas escolares. Cada atribuição vale o seguinte:

Primeira atribuição: 30% da sua nota

2ª Tarefa: 40% da sua nota

Atribuição individual (em aula, livro aberto): 30% da sua nota

Planilhas + Modelo Analítico (60%)

Redacção (40%)

Método de avaliação

-1ª Avaliação: 40% da nota;
-2ª Avaliação: 45% da nota;

Trabalho Individual (em sala de aula, livro aberto): 15% da nota;

Caso haja diferenças no par dos formulários de avaliação, irá ser exigido ao(s) aluno(s) a apresentarem, por escrito, ou se reunirem com o instrutor e outros (conforme apropriado) para fornecerem uma explicação para a discrepância. A repartição diferencial do grau pode resultar deste processo. As atribuições serão demoradas, mas serão projetadas para melhorar a compreensão de quem lê as informações no processo de modelagem e na análise de planilhas aprendidas em aula.

Orientações suficientes e numéricas respostas serão fornecidas (quando apropriado) para cada tarefa, de modo a que a não classificação seja baseada em exactidão nas respostas, mas na compreensão demonstrada do problema, a lógica do modelo, a configuração de análise e a aplicação das habilidades de planilha aprendidas em aula. O crédito será ser distribuído aproximadamente como segue:
-Write-up (40%)
-Sumário Executivo = Questão-chave, método de solução, solução e ideias;
-Modelo Analítico = Configurar da formulação matemática do problema;
-Modelo Spreadsheet = variáveis de decisão, objetivo, premissas e formulação/estrutura;
-Análise de ferramentas e métodos/Debates = Excel usado;
-Conclusão = resposta para o problema e uso da interpretação e discussão.

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