Nova School of Business and Economics

Simulação de Risco

Código

2364

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

3,5

Professor responsável

Antonio Marinho Torres

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso visa proporcionar aos alunos uma compreensão dos desafios enfrentados por um empresário, que implica o desenvolvimento e a gestão de um novo empreendimento em uma indústria de alta tecnologia. Os alunos irão gerenciar uma start-up a partir de sementes para sair num ambiente simulado por computador, enfrentando as dificuldades e emoções de transformar um desenvolvimento tecnológico em um negócio de alto crescimento bem-sucedido. Esta abordagem hands-on é apoiada por um quadro estruturado com base nos quatro elementos essenciais para transformar ideias em negócios de sucesso: a inovação, a viabilidade, a atracção, e clareza. A inovação aborda a questão "será que é uma boa ideia "-concentrando-se numa proposta de valor ao cliente, go-to-market que é uma estratégia e um modelo de negócios, a viabilidade aborda a questão "posso fazer isso acontecer "-concentrando-se numa vantagem competitiva, na capacidade de trabalhar em equipa, e no caminho para o crescimento, a atratividade aborda a questão "será que irei lucrar com isso"- incidindo sobre dimensionamento de mercado, sobre os modelos financeiros e sobre a estratégia de financiamento. Finalmente, a Clarity aborda a questão "posso explicar isso" focando-se na declaração de missão, no elevator pitch, e no plano de negócios.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

  • 1. Introdução
  • Início dA alta tecnologia

    InFACt 1: Inovação

  • 2. Estudo de Caso - 1
  • Simulação Resultados - 1

    InFACt 2: Viabilidade

  • 3. Estudo de Caso - 2
  • Resultados da simulação - 2

    InFACt 3: Atratividade

  • 4. Estudo de Caso - 3
  • Resultados da simulação - 3

    Modelo de negócio (empreendimento próprio)

  • 5. Estudo de Caso - 4
  • Resultados da simulação - 4

    InFACt 4: Claridade

  • 6. Plano de Negócios (Own Venture)
  • Resultados da simulação - 5

    Conclusão

    Bibliografia

    A. Simulação

  • EntrepSim Entrepreneurship Simulation

  • B. Estudos de caso

  • Clocky: The Runaway Alarm Clock. HBS (9-507-016)
  • Collabrys, Inc. (A) - The Evolution of a Startup. HBS (9-603-064)
  • Dropbox: "It Just Works". HBS (9-811-065)
  • Term Sheet Negotiations for Trendsetter, Inc. HBS (9-801-358)

  • C. Notas e Artigos

  • Eisenmann, Thomas (2014). Business Model Analysis for Entrepreneurs. HBS (9-812-096)
  • Eisenmann, Thomas, Eric Ries, and Sarah Dillard (2013). Hypothesis-Driven Entrepreneurship: The Lean Startup. HBS (9-812-095)
  • Kerr, William and Ramana Nanda (2011). Financing New Ventures. HBS (9-811-093)
  • Sahlman, William (1996). Some Thoughts on Business Plans. HBS (9-897-101)

  • D. Kits de Ferramentas

  • Entrepreneurship Education Course (Modules 1-8), European Private Equity and Venture Capital Association (EVCA)
  • A Guide to Venture Capital Term Sheets, British Venture Capital Association (BVCA)

  • E. Livros Úteis

  • Bussgang, Jeffrey. Mastering the VC Game. Portfolio, 2010.
  • Dorf, Richard and Thomas Byers. Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill, 2008.
  • Método de ensino

    Este curso é ministrado através de uma abordagem em três vertentes:
    -(1) simulação de risco: os alunos participarem (em grupos de 4-6) no EntrepSim Venture, que consiste no gerenciamento de uma start-up a partir de sementes para sair em cinco rodadas, cada uma envolvendo discussões em grupo e uma decisão sobre o caminho a seguir;
    -(2) plano de negócios: os estudantes trabalham num breve plano de negócios para um novo produto, serviço ou empreendimento à escolha, produzindo e apresentando um breve relatório;
    -(3) palestras: há seis palestras formais em que variados temas relevantes irão ser apresentados, juntamente com discussões sobre estudos relacionados de caso, os resultados da simulação de risco, e apresentações de grupo.

    Método de avaliação

    A. Trabalhos individuais:
    -Exame final (40%)
    -Participação nas aulas (10%)
    B. Trabalhos de grupo:
    -Plano de negócios curto (25%)
    -EntrepSim Venture (simulação) (15%)
    -Relato de casos-estudo (10%)

    Cursos