
Empreendedorismo Social
Código
2374
Créditos
3,5
Professor responsável
Miguel Alves Martins
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso visa abordar uma ampla gama de aspetos relacionados com o empreendedorismo social e explorar em detalhe as diferentes ferramentas e ideias em torno deste novo tipo de Empreendedorismo.
-Visão geral de Empreendedorismo Social I-Visão geral de Empreendedorismo Social II
-Provisório. Sujeito a alterações
-(Mestres) Programas Course Syllabus
-Oportunidades no mercado social
-Análise de problemas
-Construir a proposta de valor
-A arquitetura da solução
-Avaliação de impacto social
-A abordagem do financiamento
-O processo scaling up
-Sucesso de estudos de caso I
-Estudos de casos de sucesso
-Investidores de afastamento e apresentação
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Bibliografia
Bornstein, D. (2007), "Creating a World Without Poverty: Social Entrepreneurs and the Power of New Ideas", Estrela Polar
Boschee, J. and McClurg, J. (2003) http://www.se-alliance.org/better_understanding.pdf
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2007), "Competing though business models", IESE Business School.
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2008), "Competing though business models: Business model evaluation - analysis in interaction", Harvard Business School Press.
Dees, G.; Emerson, J. and Economy, P. (2001), "Enterprising nonprofit, a tool for social entrepreneurs", Wiley nonprofit series.
Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), "The Power of Unreasonable People", Harvard Business Press, pp. 31 - 54.
Khanna, T. (2007), Billions entrepreneurs, "How China and India are reshaping their futures and yours", Harvard Business School Press.
Lindahl, C. (2005), "Wealth of the poor, eliminating poverty through market and private sector development", Sida.
Mair, J.; Robinson, J. and Hockerts, K. (2006), "Social Entrepreneurship", Palgrave Macmillan.
Nicholls, A. (2006), "Social Entrepreneurship: New Models of Sustainable Social Change", Oxford University Press.
Prahalad, C.K. (2005), "The fortune at the bottom of the pyramid, eradicating poverty through profits", Wharton School Publishing.
Santos, F. (2009), "A Positive Theory of Social Entrepreneurship", INSEAD, Social Innovation Center.
Santos, F. (2009), "Business Model Innovation Workbook: How entrepreneurs design novel business models for value creation", INSEAD, Social Innovation Center.
Yunus, M. (2008), "Creating a World without Poverty: The Social Business and the Future of Capitalism", Difel RECURSOS.
Todoas as informações dadas no curso estarão disponíveis no Moodle.
Método de ensino
As aulas consistem em discussões sobre a teoria e suas aplicações. Dentro da sala de aula espera-se uma participação ativa. Através de uma abordagem de ensino que combina estudos de caso, pequenos vídeos, discussões e apresentações de classe, o aluno irá aprender os temas referidos.
Método de avaliação
O trabalho de grupo (50%): é uma solução estruturada do empreendedorismo social, baseada nos principais tópicos do curso. O número máximo é de 15 páginas de trabalhos escritos e um campo que será apresentado numa sessão a 15 de Outubro. O trabalho escrito contará para ¾ da nota e deve ser entregue até 9 de Março e os outros ¼ serão avaliados pelo juiz da sessão desse mesmo campo.
Briefing Paper Individual (25%): Briefing Paper, com um máximo de 5 páginas (sem contar com página de título, índice de conteúdo, anexos, referências, etc.). Um bom Briefing Paper deve incluir:
- Uma declaração clara do tema e um pequeno resumo da questão;
- Um breve fundo para a questão (ou questões);
- Uma análise concisa das questões, implicações e opções;
- Conclusões e recomendações das medidas, que podem incluir a sua opinião, apoiada por elementos de prova;
Este Briefing Paper deve ser relacionado ao empreendedorismo social e mais especificamente para os diferentes temas abordados durante o curso. O aluno deve pensar sobre o tema em termos de uma pergunta ou um problema, como por exemplo: escolhendo um tópico da classe 8, e recebendo financiamento adequado é para um dos principais desafios para os empreendedores sociais, então que tipo de soluções podem os investidores sociais desenvolver para resolverem este problema
- O Livro Briefing Individual deve ser apresentado até dia 19 de Março pela plataforma Moodle (11:00).Exame Final Individual (25%): O exame final abrange todos os tópicos do curso.
Ajustes de 0,5 pontos na nota final (em qualquer direção) podem ser feitos, com base noutras informações disponíveis, tais como a participação em sala de aula e a contribuição para o curso. As regras gerais da Universidade aplicar-se-ão em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no texto acima.