
Pesquisa de Marketing
Código
2384
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7
Professor responsável
Carlos Daniel Santos
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O Marketing é uma parte fundamental do negócio. Um grande produto é inútil se não pode ser vendido.
A pesquisa de mercado fornece aos gerentes de marketing as ferramentas necessárias para: o segmento e alvo que são os clientes, posicionar os seus produtos no que diz respeito à competição, orientar o marketing mix de decisões (produto, preço, publicidade e promoção).
Este curso vai ensinar as técnicas indispensáveis aos alunos e irá dar-lhes as habilidades necessárias para realizarem a análise de marketing. Este fornece uma abrangente visão geral das técnicas disponíveis e como aplicá-las a uma variedade de mercado de bens.
O curso apresenta aos alunos as técnicas disponíveis para realizarem a análise de marketing. As técnicas cobertas irão proporcionar uma ampla perspetiva sobre a pesquisa das técnicas de marketing mais comuns. Cada secção cobre os problemas do mercado de bens e como definir o marketing é uma questão de pesquisa:
-Projete é a amostra e recolha de dados;
-Realizar análise de dados preliminares;
-Estimação do modelo e ajuste;
-A interpretação dos resultados;
-A validação dos resultados.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Análise experimental
2. ANOVA
3. Análise de cluster
4. Análise do Fator
5. A regressão logística
6. A análise conjunta
7. Multi scalling dimensional
Bibliografia
O livro principal:
Hair, Black, Babin, Anderson, Tatham, Multivariate Data Analysis, Prentice Hall Malhotra, N., Marketing Research, Pearson (Chapter 7)
Singleton, R. and B. Straits, Approaches to Social Research, OUP, (Ch9 for 5th ed, Ch8 for 4th ed)
Some complementary material will be posted for download on the class web page.
Método de ensino
Palestras, estudos de caso e atribuições
Método de avaliação
Há um exame final e um trabalho de grupo. O exame final irá abranger todo o material e é obrigatório.
A pontuação total no curso irá considerar:
-Trabalho de grupo 50%
-Exame de 50%