Nova School of Business and Economics

Contabilidade Geral

Código

2412

Unidade Orgânica

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Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Maria João Major

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso visa proporcionar uma introdução à teoria e prática da contabilidade gerencial e para enfatizar o seu papel na tomada de decisões de negócios. A ênfase é dada à apresentação de várias técnicas de contabilidade gerencial que podem auxiliar os gestores no processo de tomadas de decisão.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Parte I - Parte I - Introdução à Gestão e Contabilidade de Custos (Capítulos 1 e 2)

1. Introdução à Contabilidade Gerencial

2. Introdução aos termos e conceitos de custo

3. Funções de contabilidade de gestão

Parte II - Informações para a tomada de decisões (Capítulos 3 e 4)

4. Análise custo-volume-lucro

5. Medir custos e receitas relevantes para a tomada de decisões

6. Decisões especiais de preços

7. Terceirização e decisões de compra

8. Decisões de descontinuação

9. Decisões de mix de produtos

Parte III - Atribuição de custos (Capítulos 7 e 8)

10. Atribuição de custos: o processo de alocação de dois estágios

11. Comparação de sistemas de custo tradicionais e baseados em atividades

Parte IV - O Processo de Orçamento (Capítulos 9 e 10)

12. Funções dos orçamentos

13. Orçamento de vendas, orçamento de produção e níveis de inventário orçamentados, orçamentos de uso e compra diretos de materiais, orçamento de mão-de-obra direta, orçamento de fábrica, orçamento de vendas e administração, orçamento de caixa, orçamento financeiro, orçamento e orçamento orçamentado

14. Crítica de orçamentos

Bibliografia

LEITURA BÁSICA:

  • Drury, C. (2013) Management Accounting for Business, 5th Edition, South-Western/Cengage Learning (ISBN 978-1-4080-6028-5) - Chapters 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9 and 10.
  • Young, S.M. (2011) Readings in Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-1370-2503-9).

  • LEITURA ADICIONAL:

  • Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2015) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 978-129-206-346-1);
  • Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8-0256-3x);
  • Hopper, T., Northcott, D. and Scapens, R. (2007) Issues in Management Accounting, 3rd Edition, Prentice Hall/Financial Times (ISBN 978-0-273-70257-3);
  • Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3;
  • Bhimani, A. (2006) Contemporary Issues in Management Accounting, Oxford: Oxford University Press.
  • Método de ensino

    O curso é composto por 6 aulas (3 horas cada), que consistem em apresentações sobre os aspetos teóricos de cada tema e da sua aplicação a situações da vida real. Serão fornecidas apostilas em PowerPoint. A abordagem de ensino será baseada em exercícios/estudos de caso, apresentações de classe e discussões com os alunos na ordem em que eles são capazes de desenvolver o conhecimento teórico e prático sobre os conceitos, os sistemas e práticas da contabilidade gerencial. O atendimento em sala de aula e uma participação ativa é esperada e necessária. Os alunos também serão incentivados a fazerem alguns trabalhos de casa sobre o cumprimento dos objetivos do curso.

    Método de avaliação

    O sistema de avaliação inclui:
    - Na avaliação contínua (10%);
    - Grupo de avaliação escrita (30%);
    - Exame final (60%);

    O grupo de avaliação escrita consiste em um estudo de caso, em que o relatório deve ser preparado em grupo e entregue ao instrutor. O trabalho de grupo escrito é obrigatório para todos os alunos. A avaliação contínua é baseada na frequência de classe e na avaliação do instrutor, a participação dos alunos na discussão de casos/exercícios preparados para as aulas. Os alunos serão obrigados a obter nota mínima no exame final, de 9 a 20 valores.

    Cursos