
Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos
Código
2417
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Miguel Baptista Coelho Alves Martins
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Começando com uma visão ampla sobre o contexto, as estruturas e as especificidades do setor sem fins lucrativos deste curso visam abordar uma ampla gama de aspetos relacionados com a Nonprofit. A gestão e exploração em detalhe das diferentes ferramentas e ideias em torno deste tipo de organizações, são essenciais.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Visão geral sobre o setor sem fins lucrativos
2. Ferramentas de gerenciamento de diagnóstico
3. Planeamento estratégico e gestão
4. Mobilização de recursos, sustentabilidade e gestão financeira
5. A Importância das parcerias
6. Liderança e gestão de recursos humanos
7. Marketing e comunicação
8. Ambiente legal e fiscal Português
9. Medir resultados e eficiência
10. Trabalho em grupo - Aula I
11. Trabalho em grupo - Aula II
Bibliografia
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Método de ensino
A combinação de métodos de ensino, tais como de estudos de caso, vídeos de curta duração, as discussões em aula e apresentações, deseja favorecer o espaço de aprendizagem e de análise crítica e procura também promover a capacidade dos alunos para desenvolverem e aplicarem as suas competências de gestão para a organização sem fins lucrativos. Espera-se uma participação ativa e oportuna em aula.
Método de avaliação
Trabalho Individual In-Class (30%): No Trabalho Individual dois sem fins lucrativos de diferentes organizações vão ser abordados em aula, vão ser apresentados desafios de gestão relacionados entre si e aos alunos têm de os resolver e entregar um relatório até ao final da aula. Trabalho em grupo (40%).
Os alunos irão formar grupos, sendo que cada grupo tem de encontrar uma organização sem fins lucrativos e descobrir uma gestão específica problema/desafio relacionado que estão a enfrentar.
Os alunos podem então ajudar diretamente a organização a resolver a gestão identificando cada problema, ou desenvolver a solução para esse problema específico utilizando os dados da organização e as ferramentas que o aluno achar útil.
-Exame individual (30%)
Ajustes de 0,5 pontos na nota final (em qualquer direção) podem ser feitos, com base em outras informações disponíveis, tais como a participação em sala de aula e contribuição para o curso.