
Estratégia I
Código
2422
Créditos
3,5
Professor responsável
Guido Maretto
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo geral deste curso é melhorar a compreensão dos alunos sobre como abordar o problema da formulação de uma estratégia eficaz para uma empresa em determinada indústria, quando o objetivo é maximizar o valor das empresas criando potencial.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Para atingir o objetivo declarado, o curso foca-se a identificação de concorrentes de uma empresa no mercado, a identificação das principais interações estratégicas entre a empresa e os seus concorrentes e as suas implicações estratégicas das decisões das empresas. Finalmente consideramos como a organização da empresa afeta os tópicos anteriores.
Bibliografia
Recomendado:
Besanko, D. Dranove, M. Shanley and S. Schaefer, The Economics of Strategy, Sixth Edition, Wiley, 2012. Opcional:
McAfee, R.P. Competitive Solutions, Princeton University Press, 2002 Veja o Moodle para casos e outros materiais.
Método de ensino
There are two class per week (1h20m). The classes consist of instructor´s presentation and discussions about the theory and several short cases. Students are expected to participate extensively.
Método de avaliação
Group and individual homework - 40% In Class Quizzes - 20% Final Exam - 40%