
Estratégia II
Código
2423
Créditos
3,5
Professor responsável
João Silveira Lobo
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso destina-se a concentrar os alunos em:
a)O campo de estratégia a partir de uma perspetiva de processo tem como objetivo criar as condições para conceber e sustentar uma vantagem competitiva.
b)As metodologias de estruturação e disseminação de pensamento estratégico dentro da empresa através planeamento estratégico.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Este curso é projetado para concentrar os alunos em:
a) O campo de estratégia de uma perspectiva de processo visando construir as condições para criar e sustentar vantagem competitiva.
b) As metodologias para estruturar e difundir o pensamento estratégico dentro da empresa através de planeamento estratégico baseado na intenção estratégica e no desenvolvimento de cenários futuros.
Bibliografia
1. Contemporary Strategy Analysis , Robert M. Grant, Wiley, 2010 7th edition, chapters 5, 6, 7, 8, 9 and 10.
2. Strategic Management , Saloner Garth, Shepard A., Podolny, J., Wiley, 2001, chapter
3. OTHER RESOURCES (will be available in MOODLE):
CASE-STUDIES:
-Apple Inc. in 2012 HBS 9-712-490 (Rv Aug,14 2012)
-Kent Chemical: Organizing for International Growth HBS 4409 (Feb 23, 2012)
SESSION READINGS:
1. What is Strategy by Michael Porter, HBR, Nov-Dec 1996
2. The Resource-based theory of Competitive Advantage: implications for strategy formulation by Robert M. Grant, California Management Review, Vol.33, Ner 3, Spring 1991
3. Creating Competitive Advantage by Pankaj Ghemawat and Jan Rivkin, HBS 9-798-062, Rv Feb, 25th 2006
4. Towards a Strategic Theory of the Firm by Richard Rumelt in Resources, Firms and Strategies, ed. Nicolai J. Foss, Oxford 1997
5. Organizational Structure by James B. Clawson, UV 3041
6. Winning in an uncertain future by Peter Schwartz, in GBN, Feb 27, 2012, http://www.delivering-tomorrow.com/winning-in-an-uncertain-future-through-scenario-planning/
7. How to build scenarios Planning for Long Fuse, Big Bang in an era of uncertainty by Lawrence Wilkinson in http://www.wired.com/wired/scenarios/build.html
8. A note on Scenario Planning by David Garvin & Lynne Levesque, HBS-9-306-003 (Rv 2006)
9. Consumer Futures 2020: Scenarios for tomorrow s consumers in Forum for the Future http://www.forumforthefuture.org/
Método de ensino
O curso irá ser constituído por 6 sessões de 2 x 1h20min. Cada e irá ter uma mistura de teoria e estudos de caso.
Mãos à obra/Tomadas de decisão têm uma abordagem para o sujeito que irá ser usada como uma base da sala de aula e de preparação. Irá ser necessário que os alunos formem grupos de acordo com a filiação listada MCO.
Na primeira sessão, as regras do jogo irão ser estabelecidas e as questões write-ups individuais assim como as sessões de leitura irão ser comunicadas.
Método de avaliação
-Trabalhos de Grupo: 30%- Trabalho de Grupo
-Trabalhos Individuais: 30%- 2 write-ups individuais
-Exame Final: 40% (obrigatório)