Nova School of Business and Economics

Economia e Gestão de Sistemas Turísticos

Código

2427

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

null

Professor responsável

Luís Correia da Silva

Língua de ensino

Objectivos

Este curso, apresenta a Nova SBE dos alunos de mestrado com a análise do turismo como um sistema, e tem como objectivo proporcionar-lhes uma compreensão fundamental da indústria de Viagens&Turismo, as principais componentes funcionais, as estruturas industriais, as atividades de interface, ilustram como elas impactam em cima e se relacionam umas com as outras. O curso irá também permitir que os alunos tenham uma visão clara sobre como e porque é que os modelos modernos, turísticos e contemporâneos se tornaram em indústrias globalizadas e uma das inegáveis sociais e realísticas economias do mundo de hoje.

O foco estará virado para a capacidade de avaliar e compreender a dimensão real da economia do turismo, a sua capacidade de criar riqueza e emprego e contribuir para o desenvolvimento social e desenvolvimento económico dos países e regiões. O curso irá também proporcionar aos alunos a capacidade de identificarem e compreenderem melhor as questões relacionadas com a gestão dos sistemas de turismo e estruturas.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

A) Viagens & Turismo: Geografia, principais conceitos e definições
B) O turismo como um sistema
- Framework, componentes, relações atividade de interface e ambiente;
- Visão geral das principais modelos teóricos;
- A estrutura industrial e dimensão de serviços;
- A segmentação de mercado, perfil do turista e comportamento do consumidor (demanda);
- Produto de turismo, turismo integrado instalações e conceito de destino (alimentação);
- distribuição de Turismo e comercialização canais;
- Recursos de Destino e na sustentabilidade;
C) Economia dos sistemas de turismo
- Travel & Tourism fontes de dados principal e análise de dados;
- Impacto direto e indireto económico de Viagens & Turismo na região e de países (turismo de análise de conta satélite);
- Sistema Europeu de Indicadores de Turismo;
-Estudo de caso: Portugal
D) A gestão dos sistemas de turismo
- Gestão de destinos turísticos e resorts turísticos: Uma abordagem de sistemas;
- indicadores de avaliação de desempenho do turismo;
- Destino / avaliação de projetos resort e decisão de investimento;
Estudo de caso: Bom Sucesso Leisure & Golf Resort, Óbidos, Portugal;
- Análise de desempenho de negócio Turismo corporativo;
Estudo de caso: 5 * Hotel / campo de golfe Championship (a confirmar)
E) O futuro do turismo
- As tendências recentes, principais desafios e novas soluções;
- Crescimento de viagens e turismo e seu impacto sobre os recursos naturais locais e globais ambiente;

Bibliografia

Selected information and documentation on International Travel and Tourism:

A) Information Portals:

  • Proturismo - Turismo de Portugal, I.P.
  • - Portugal Travel & Tourism general information, Tourism performance results, data and statistics;

  • Visit Portugal - Turismo de Portugal, I.P.
  • General and specific information to travelers wishing to visit and explore Portugal and its regions as tourist destinations.

    B) European Commission - Comissão Europeia (E.U):

  • European Tourism 2016 - Trends & Prospects
  • Quarterly Report - European Travel Commission (1st semester)

  • Tourism Trends
  • Eurostat (September 2016)

    C) United Nations World Tourism Organization (UNWTO):

  • Tourism Trends and Marketing Strategies
  • UNWTO Tourism Highlights, 2016 edition UNWTO World Tourism Barometer

    D) United Nations Environmental Program (UNEP):

  • Sustainable Coastal Tourism
  • (An Integrated Planning and Management Approach) UNEP, 2009

    E) World Travel & Tourism Council (WTTC):

  • Tourism Trends and Marketing Strategies
  • Travel & Tourism - Trends and Economic Impact, 2016

  • Economic Impact of Travel & Tourism 2016, Summary

  • Benchmarking Travel & Tourism - Global Summary

  • F) Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD):

  • Tourism Trends and Policies, 2012
  • Books, OECD Library, July 2012

    G) World Travel Market

  • World Travel Market - Global Trends Report 2016, Euromonitor International
  • Método de ensino

    Todos os tópicos abordados no curso serão apresentados aos alunos durante o horário da aula regular, com uma apresentação abrangente dos principais conceitos, definições e, se necessário, teórico, ou até mesmo a abordagem mais prática para assuntos diferentes. Os alunos serão incentivados a discuti-las e apresentar as suas perguntas e dúvidas;
    - Em cada tema principal, trabalhos de casa individuais ou em grupo serão solicitados para estimularem informação e pesquisa de dados, reflexão, discussão e melhorar ainda mais o conhecimento e a compreensão dos alunos. Grupos de pesquisa de trabalho e as conclusões serão sujeitas a 10 minutos de apresentação durante a aula;
    - Os estudos de caso serão, apresentados usando uma apresentação especial, seguida por uma orientada discussão sobre as principais questões e desafios;
    - Os alunos do grupo serão incentivados a explorarem os dados e informações fornecidas sobre um determinado assunto, projeto ou destino caso especial e desenvolver um exercício de análise sobre aqueles ou quaisquer outros casos, eles estão dispostos a sugerirem e discutirem como uma alternativa.

    Método de avaliação

    A nota final será baseada tanto em trabalhos individuais como em grupo. A avaliação baseia-se no seguinte:
    - O exame final individual será obrigatório e conta com o peso de 50% na nota;

    Ao fazer o exame individual, o aluno deve obter uma nota mínima de 9,5/20 a suceder.

    - Os trabalhos de grupo e individuais (dois temas / assuntos diferentes) vão contar com um peso de 30% para na nota;

    Os alunos devem formar grupos de 3-4 para prepararem os trabalhos de grupo, que serão baseados em estudos escolhidos ao acaso e apresentações em PowerPoint com slides juntamente com os seus write-ups.

    - A participação dos alunos é individual e contará com um peso de 20% para o na mota final.

    Cursos