
Marketing Avançado
Código
2430
Créditos
3,5
Professor responsável
Jorge Velosa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso, dirigido a estudantes que já estudaram marketing, discute tópicos avançados de marketing em cinco capítulos principais e desenvolve capacidades de tomar decisões complexas de marketing num ambiente em movimento rápido. Pretendemos adicionar uma perspectiva mais ampla do campo e dar-lhe tração através de uma abordagem prática aplicada ao marketing. O curso permitirá o desenvolvimento de algumas áreas de conhecimento mais avançadas no campo, aprofundando aos tópicos e aplicando ao mesmo tempo os conceitos globais de marketing e discutindo-os. Esperamos que os alunos aumentem as suas capacidades em abordar e resolver qualquer problema de marketing.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Usaremos um simulador de marketing e uma simulação de preços que permitirá aos alunos colocar em prática muitos dos conceitos. O curso abordará os seguintes tópicos principais:
I. Revisitando o Marketing - Marketing é o mesmo em todos os lugares?
II. Criando valor no B2B - Estamos no mesmo jogo que no B2C?
III. Gerenciando a Oferta: Marcas e Serviços de Marketing - São os serviços da nova oferta de núcleo?
IV. Marketing Digital - É Marketing Social agora?
V. Preços e Capturar Valor - A liderança do market share é lucrativa?
O curso será baseado em muitos exemplos de campo e experiências de vários mercados na Europa e outras áreas do mundo, juntamente com uma base teórica atualizada. Utilizaremos extensivamente casos e discussão em grupo, juntamente com discussões em equipa.
Bibliografia
RECURSOS.
O material para o curso está disponível no programa em dois níveis: leituras recomendadas e leituras adicionais (para os alunos que gostariam de entrada extra).
Não seguiremos um livro específico, embora a maioria das referências usadas o sejam (conforme especificado no programa detalhado):
- Philip Kotler, Kevin Lane Keller (2016), Marketing Management, Global 15th ed., Pearson Prentice Hall, Upper saddle River New Jersey
- Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Mairead Brady, Malcolm Goodman, Torben Hansen (2012), Marketing Management 2nd European edition, Pearson Education Limited, England
- Niraj Dawar (2013), Tilt-Shifting your strategy from products to customers, Harvard Business Review Press
- Dawn Iacobucci, editor (2010), Kellogg on Marketing, 2nd Ed. New York, John Wiley & Sons
- Michael D. Hutt, Thomas W. Speh (2013), Business Marketing Management, 11th ed. South-Western Cengage Learning
- James C. Anderson, James A. Narus, Das Narayandas (2009), Business Market Management, Understanding, Creating and Delivering Value, 3rd edition, Pearson Prentice Hall
- Kevin Lane Keller, Tony Aperia, Mats Georgson (2012), Strategic Brand Management: A European Perspective, 2rd edition, Pearson Education England
- Christopher Lovelock, Jochen Wirtz (2016), Services Marketing, People Technology and Strategy, 8th Edition, World Scientific Publishing Co. Inc
- Thomas T. Nagle, John E. Hogan (2011), The Strategy and Tactics of Pricing, 5th Ed, Pearson Prentice Hall
Método de ensino
Este é um curso muito prático, baseado no uso de um simulador, casos de "vida real" e a experiência em negócios do instrutor. Os alunos irão aprender através da compreensão de limitações das ferramentas de marketing e como consequência serão capazes de aplicá-los e resolverem problemas reais. A ideia é replicar situações da vida real e, especificamente no segundo bloco, praticando situações da vida real através de role playing.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir na participação na aula, exames de meio termo, testes em sala de aula, etc. Em geral, a avaliação escrita na aula (exame final, meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%. Não há exame final neste curso.
30% Curso de Marketing (grupo) - com vários componentes: O Conteúdo de Marketing do relatório e apresentação (40%), a Qualidade das suas respostas e perguntas durante as apresentações (20% para as suas respostas e 10% para as suas perguntas). Uma primeira parte da nota (5% da nota) será o memorando acima mencionado (identificando o projeto, os principais passos necessários para completá-lo e um cronograma provisório); Há também uma componente de avaliação de pares (20% da nota) e a qualidade de apresentação e de relatório (5%).
15% Atribuição (individual) - o relatório a desenvolver durante o período.
15% Relatórios do simulador (grupo) - Simulador de Marketing e Simulador de Preços (10% Simulador de Marketing, simulador de preços de 5%)
20% Quiz (individual)
20% Participação em aula (individual) - selecionaremos alunos para discutir casos durante várias aulas. A ausência injustificada a qualquer discussão de caso significará um grau zero para a participação dessa aula.