Escola Nacional de Saúde Pública

Sistemas de Informação usados em Saúde

Código

9514

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Organizações de Saúde

Créditos

2.0

Professor responsável

Teresa do Carmo Sousa Magalhães Barbosa

Total de horas

24

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular os discentes deverão ser capazes de: 
1. Justificar a necessidade de evidência para o planeamento, implementação, monitorização e avaliação das intervenções em Saúde Pública e para a investigação;
2. Conhecer os conceitos e termos técnicos utilizados na área da informação de saúde e de Saúde Pública;
3. Conhecer, compreender, definir e utilizar o conceito de indicador de saúde e pelo menos uma tipologia de classificação de indicadores de saúde,
4. Construir indicadores de saúde e saber apreciar e discutir a sua qualidade e validade incluindo a dos dados de base;
5. Utilizar sistemas de informação, IGNOREes e bases de dados e de indicadores, nacionais e internacionais, no planeamento, intervenção, avaliação e investigação em Saúde Pública, nomeadamente para monitorizar o estado de saúde, determinantes e consequências dos problemas de saúde;
6. Aplicar de forma integrada, incluindo em situações novas, conhecimentos, estratégias e metodologias de recolha, análise e comunicação de dados e informação populacional, demográfica e epidemiológica, relevantes para a construção, comparação e interpretação de indicadores de saúde;

Pré-requisitos

Inscrição e frequência no Curso de Especialização em saúde Pública. Aprovação nas unidades curriculares do 1º trimestre de Introdução à Saúde Pública, Epidemiologia e Estatística.

Conteúdo

1. Evidência e Saúde Pública. Fontes, níveis e apreciação de evidência.
2. Os conceitos de “Dados”, “Informação” e “Conhecimento”. Sua aplicação à Saúde Pública e Administração da Saúde da Comunidade;
3. Definição, tipologias e construção de indicadores de saúde;
4. Critérios de qualidade dos dados, indicadores, informação e sistemas de informação de saúde;
5. Técnicas de comparação de medidas de estado de saúde e de determinantes de saúde. Painéis de indicadores;
6. Os principais sistemas de informação de saúde: bases nacionais e internacionais de dados e de indicadores de saúde;
7. Estratégias de recolha e análise de dados em Saúde Pública e em Administração da Saúde da Comunidade, com especial relevo para a estratégia epidemiológica.
8. Dados, informação e conhecimento em situações de emergência e contingência em saúde;
9. A gestão e comunicação da informação e do conhecimento em Saúde Pública;
10. Características da vigilância e da investigação epidemiológica adequadas à intervenção do Administrador de Saúde da Comunidade.

Bibliografia

• Etches et al. Measuring population health. A review of indicators. Ann Rev Pub Health 2006. 27: 29-55.
• Friis RH, Sellers TA. Epidemiology for Public Health Practice. Gaithersburg, ASPEN Publishers, 1999.
• Matias Dias, C; Freitas, M.; Briz, T. Indicadores de saúde: uma visão de saúde Pública com interesse em Medicina Geral e Familiar. Revista Portuguesa de Clínica Geral (Dossier Saúde Pública), Vol 23(4): 439-450.
• Pineault, R.; Daveluy, C.: La planificacion sanitaria – conceptos, métodos, estrategias. 2ª Ed, Barcelona, Masson, S.A y Salude y Gestión, 1995.
• Weightman, A., Ellis, S., Cullum, A., Sander, L., Turley, R. Grading evidence and recommendations for public health interventions: developing and piloting a framework Health Development Agency, London, 2005.

Método de ensino

– Formato diferenciado de acordo com os conteúdos de cada sessão, com sessões lectivas de exposição teórica e sessões teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso;
– Resolução individual de fichas de trabalho sobre algumas áreas temáticas.
– Grau e qualidade da participação nas aulas (10% avaliação);
– Trabalho de grupo com apresentação oral e escrita (40% avaliação)
– Prova escrita de avaliação da aprendizagem (50% avaliação)

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