
Filosofia Moderna - 1. semestre
Código
711031061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Marta Mendonça
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico ocidental da época moderna e de alguns dos seus textos.
b) Identificar as questões filosóficas mais significativas do pensamento europeu moderno e enunciá-las com precisão.
c) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
d) Adquirir a capacidade de identificar os traços distintivos da filosofia europeia do período moderno tanto do ponto de vista metodológico como temático.
e) Adquirir a capacidade de identificar e enunciar os elementos de continuidade e de ruptura na formulação dos problemas filosóficos e nas propostas da sua resolução.
f) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos fundamentais do período moderno.
g) Reconhecer a importância do estudo da filosofia moderna para a compreensão de algumas questões filosóficas atuais.
Pré-requisitos
Nenhum
Conteúdo
O problema mente-corpo na Filosofia Moderna
O movimento instaurador da Filosofia Moderna costuma caracterizar-se como antropocêntrico. O homem não é apenas um tema importante da reflexão filosófica, é também o lugar onde a reflexão ocorre e um factor condicionante decisivo do seu resultado; além disso, o “eu” é mais imediatamente acessível e por isso melhor conhecido do que o mundo extra-mental.
Apesar disto, a realidade humana apresenta-se como sumamente enigmática; entre as expressões deste carácter enigmático destaca o dualismo. Como pensar a realidade humana? É possível pensar o ser humano como uma realidade unitária? Como se inscreve no mundo natural? Qual a relação entre a dimensão corpórea do ser humano e a sua atividade mental? Como se afetam reciprocamente estas duas dimensões?
O curso abordará o modo como as principais figuras do período moderno pensaram a unidade do humano e a relação mente-corpo. Considerando este tópico, será possível abordar questões nucleares da ontologia e da epistemologia dos séculos XVII e XVIII.
Bibliografia
DESCARTES, Oeuvres Complètes. 11 vols. Publiées par Charles Adam et Adam Tannery. Édition du Jubilé. Paris : Vrin, 1996.
HUME, The Philosophical Works. 4 vols. Aalen: Scientia Verlag, 1964.
KANT, The Cambridge Edition of the Works of Immanuel Kant. Ed. by Paul Guyer and Allen Wood, Cambridge: Cambridge University Press, 1995 -.
LEIBNIZ, Die philosophischen Schriften. 7 vols. Hrsg. Von K. I. Gerhardt, Hildesheim: Georg Olms Verlag, l965.
LOCKE, The Works of John Locke. 9 vols. London: Routledge/Thoemmes Press, 1997.
MALEBRANCHE, (1958–84). Œuvres complètes de Malebranche. 20 vols. Editées par André Robinet. Paris: Vrin, 1958-1984.
Método de ensino
O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial
Método de avaliação
Duas provas escritas, uma no meio do semestre (30%) e outra no final (60%). Participação oral nas aulas (10%)