Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Colecionadores na Primeira Pessoa e Divulgar Coleções - 2. semestre

Código

722061124

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Adelaide Duarte, Lígia Filipa Dias Afonso

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Contactar com os principais colecionadores ativos em Portugal;
Adquirir conhecimentos sobre o modo de formar coleções de arte no mercado primário e secundário, compreender as motivações e as vicissitudes associadas à atividade;
Assimilar o contexto económico‐social da constituição de coleções de arte;
Identificar tendências de gosto no colecionismo atual;
Desenvolver sentido crítico sobre o papel dos colecionadores no sistema da arte e sobre as coleções enquanto património cultural.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Colecionar na contemporaneidade. A formação de coleções públicas e privadas em Portugal
2. Francisco Capelo (Lisboa)
3. Coleção de arte moderna e internacional do Museu Coleção Berardo (Lisboa)
4. Coleção de arte contemporânea portuguesa António Cachola (Elvas)
5. Coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa e internacional Norlinda e José Lima (São João da Madeira)
6. Coleção de arte contemporânea portuguesa Figueiredo Ribeiro (Lisboa)
7. Divulgar coleções de arte. Coleção Leal Rios: From Private Collection to Public Display
7.1. Coleção de Arte Contemporânea Leal Rios
7.1.1. Breve história: De Álvaro Lapa, ”Desenho”, 1968 a Tristan Perich,
“Octave”, 2015
7.1.2. Focos de interesse e construção
7.1.3. Artistas
7.1.4. Critérios de seleção de obras e respetivas motivações
7.1.5. Construção e identificação de um núcleo representativo do percurso de um artista: o núcleo de Helena Almeida e o núcleo de Becky Beasley
7.1.6. Media
7.1.7. Contextos e elaboração de um discurso
7.1.8. Documentação e conservação
7.1.9. Últimas aquisições
7.2. Fundação Leal Rios
7.2.1. Coleção de Arte Contemporânea no enquadramento de um modelo institucional
7.2.2. A formação da coleção de Design
7.2.3. Missão, objetivos, programas educacionais, modelo de financiamento, biblioteca
7.2.4. A importância de diferentes públicos: identificação
7.2.5. O espaço expositivo: a questão White Cube vs Arquitectura do Espectáculo
7.2.6. Programação
7.2.7. Apoios, Comissões e Prémios
7.2.8. Depósito da coleção
7.3. Coleção de Arte Contemporânea Leal Rios no contexto nacional e internacional
7.3.1. Coleções particulares nacionais e internacionais: exemplos e contextos sob o ponto de vista de um colecionador
7.4. Fundação Leal Rios no contexto das instituições de arte privadas e públicas, nacionais e internacionais
7.5.1 Instituições privadas nacionais e internacionais: exemplos e contextos sob o ponto de vista de um colecionador
7.5. A importância da internacionalização de uma coleção de arte e de uma instituição
7.5.1. Estratégias e protocolos
7.5.2. A presença da Fundação Leal Rios no estrangeiro (2012‐2018): da publicidade institucional aos Talking Panels
7.5.3. Cedências temporárias para exposições internacionais (2006‐2018)
7.6. Projecto
7.6.1. Opção A: Via curatorial, através da elaboração de exposição tendo como base uma peça da coleção Leal Rios
7.6.2. Opção B: Via crítica, através da redação de texto crítico tendo como base peças da coleção Leal Rios
7.6.3. Opção C: Via investimento, através da elaboração de um relatório de um conjunto de obras do ponto de vista da aquisição

Bibliografia

Referencias bibliográficas a serem disponibilizadas pelo docente.

Método de ensino

Aulas teórico‐práticas. A maioria destas aulas serão lecionadas em museus e contarão com a intervenção dos colecionadores que foram responsáveis pela reunião das obras expostas ao público.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projetos finais que terão apresentação escrita, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.

Cursos